Saltar al contenido
ArquitecturaSimple.com

Impermeabilização de laje exposta

impermeabilização de laje

Se o seu interesse é saber como impermeabilizar uma laje, tenho certeza de que você não chegou aqui por mero acaso, mas pelo autêntico «SOFRIMENTO».

Suponho que o sofrimento tenha a ver com situações como estas:

Infiltrações em lajes de concreto; vazamentos; condensação no teto, manchas de mofo ou bolor, umidade no teto; ou qualquer outra coleção de sintomas que certamente o deixem preocupado. Se a umidade em casa é um tema que nos une, quando olhamos para cima e vemos vazamentos no teto… naquele momento seremos como irmãos. Por que negar??

Os problemas de vazamento de água nos telhados são muitos e diferentes e dependerão da natureza da cobertura em questão.

Se o seu problema em particular é com a impermeabilização de lajes, vou lhe dizer, não apenas como impermeabilizar a laje, mas também como fazê-lo por conta própria.

No momento, a economia de uma mão-de-obra não parece uma idéia a ser descartada.

Causas que produzem infiltração na laje de concreto

Não parece coincidência que os vazamentos de água no telhado sejam tão frequentemente associados a lajes de concreto. E, de fato, não é uma coincidência.

Ao contrário dos telhados de chapa metálica (zinco) ou os de telha cerâmica, é muito provável que esses tipos de telhados de concreto causem problemas de construção. Se a terminação da superfície não tiver sido adequadamente resolvida, ela poderá se descascar antecipadamente.

Além disso, o concreto é um material com pouca capacidade de expansão e muito propenso a rachaduras. Uma laje de concreto «está se movendo» continuamente e acaba criando vazamentos e manchas de umidade, sempre difíceis de corrigir.

Para remover manchas de umidade no teto, ou melhor, no forro de um ambiente, é necessário começar com «a cobertura». É impossível fingir saber como cobrir rachaduras no telhado pensando em resolver o problema de umidade «desde o interior».

Os vazamentos no teto necessariamente começaram com rachaduras, fissuras no telhado. Então é a partir daí que você deve começar.

Lajes de concreto (terraços ou telhados) têm dois problemas básicos relacionados à sua construção:

1) Inclinação da Laje de Concreto ou Cimento

Devido à sua posição geralmente horizontal, as lajes de concreto ou telhados não têm uma boa superfície de escoamento para a água da chuva. Eles são projetados para parecerem «planos» (embora na realidade não sejam).

Se por problemas de má execução, as inclinações mínimas com as quais geralmente são projetadas e construídas não são suficientes, a água tende a se acumular, causando problemas de filtragem.

Ao contrário dos telhados inclinados a gravidade não funciona a nosso favor para que a água escorra rapidamente e não fique estacionada. E já sabemos: pouca inclinação = vazamentos no telhado.

2) Rachaduras na Laje

Os telhados de concreto nem sempre têm um bom isolamento térmico para protegê-los da exposição aos raios solares. Esse isolamento é mais caro e acrescenta espessura, razões «suficientes» para que, no final, elas não sejam adequadamente incluídas em sua construção.

Por serem feitos de uma estrutura pesada (concreto), os telhados de concreto sem bom isolamento térmico acabam sofrendo seus próprios movimentos de expansão e contração devido à exposição a mudanças climáticas contínuas.

Se você subir ao telhado de sua casa, verá a aparência de rachaduras e fissuras, especialmente na reunião entre as lajes e as paredes. A maior porcentagem de problemas de vazamento de água no telhado tende a se concentrar neste setor. Isso acontece porque é uma área em que a laje de concreto é impedida de se mover, devido à sua união contra a parede.

mpermeabilização de laje
Como reparar vazamentos em telhados de concreto: opção de selante elástico

Para todos esses males, deve-se somar que, devido à constante exposição a agentes climáticos sofridos por paredes e lajes, a deterioração de sua superfície acaba se acelerando, tornando-as porosas e, portanto, permeáveis à umidade. É por isso que é tão importante saber como impermeabilizar um telhado de concreto para evitar ter que cobrir vazamentos prematuramente.

Outras conseqüências da umidade no telhado

Você terá verificado que, de repente, sua casa estava cheia de manchas nos tetos, colônias de mofo e bolor e vazamentos nos tetos que pareciam ser problemas de condensação, exceto pelo fato (não por coincidência) de que eles apareceram após uma forte chuva. E com relação a esse fato, paro um momento para te perguntar uma coisa:

Você é um das muitas pessoas que sofrem de mofo e bolor em sua casa???????

Você acha que sabe como se livrar deles ?????? Se todos os anos voltam é provável que você esteja fazendo isso ERRADO !!!

A verificação demorará apenas 5 minutos e sua CASA poderá ser diferente. ►► (consulte «Como remover mofo das paredes»)

Impermeabilização para Laje: Tipos de impermeabilização

Para reparar rachaduras no telhado, a primeira coisa a fazer é encontrar a melhor impermeabilização para telhado de concreto. A ideia é economizar tempo, esforço e dinheiro em produtos que terminam sem resolver o problema de vazamentos no telhado. Produtos econômicos são frequentemente sinônimos de baixa eficiência.

Entre os agentes de impermeabilização mais utilizados, existem dois sistemas para reparar a umidade, com eficiência variável. O sucesso que você obtenha para impermeabilizar o telhado dependerá, acima de tudo, da execução adequada do trabalho.

Os melhores sistemas para Impermeabilização de Lajes são:

  1. Mantas para telhados (mantas asfálticas)
  2. Mantas Impermeabilizantes Líquidas

Convido você a saber quais são suas vantagens para que você possa escolher a impermeabilização certa para sua casa. O tempo de vida do seu telhado dependerá dessa decisão. Vamos falar disso..

1) Manta asfáltica para laje

Por muitos anos, as mantas asfálticas foram o sistema mais utilizado para impermeabilizar telhados e reparar a umidade. A ideia é cobrir toda a laje e suas paredes laterais (cargas) para garantir a continuidade da impermeabilização da cobertura.

As mantas asfálticas são uma boa maneira de solucionar vazamentos no telhado, sempre que estejam bem colocadas e com muita atenção à vedação entre as diferentes partes dela e sua união com as paredes. Então, eu vou lhe dizer como colocá-las.

Manta para laje: ¿Como aplicar manta de asfalto?

A aplicação de manta asfáltica não é complexa e exigirá apenas algumas ferramentas especiais.

➤ Embora existam diferentes tipos de manta asfáltica para cobertura de laje, geralmente são vendidas em rolos de 1 m de largura por 10m de comprimento, com espessuras de 4 a 6mm. São transitáveis ou não transitáveis e sua colocação é feita usando uma pistola de calor (soprador térmico) ou um lança chamas para mantas.

➤ Em qualquer um dos sistemas, as bordas da manta para laje são aquecidas, sobrepondo-as até formar um único pano.

vedação de laje
Selagem de mantas asfálticas com um lança chamas. Outro material para vedar rachaduras no concreto

➤ Como complemento, os produtos asfálticos de impermeabilização mais utilizados têm um lado com alumínio (manta asfáltica aluminizada). Esta face é colocada para cima, para fazer a luz do sol refletir e não aquecer a laje. Não só é possível reparar a umidade, mas também favorecer o isolamento térmico do telhado, tornando o interior mais fresco.

É necessário pintar o telhado antes de colocar uma manta aluminizada?

➤ As Normas recomendam que a manta asfáltica para laje seja colocada usando o sistema «totalmente aderida». Em palavras simples, isso significa que é aconselhável aplicar antes da manta um primer asfáltico na cobertura. A manta para laje será colocada sobre a camada do primer para melhorar a aderência da membrana asfáltica no telhado.

➤ A tinta para o telhado pode ser à base de solvente ou de água. Esta última é a que eu mais recomendaria, caso você decidisse fazê-lo por seus próprios meios. A principal vantagem é que os pincéis e rolos são lavados com água! (o que não é uma coisa pequena).

Você precisa levar em consideração algo que poucos tem a conta:

➤ A impermeabilização de laje com manta asfáltica é um sistema eficiente para selar rachaduras no telhado. Mas também acontece que, como qualquer outro método para reparar vazamentos no telhado, NÃO É ETERNO. A exposição contínua aos elementos e agentes climáticos (sol, frio, chuva, geada, etc.) deteriora-a, tornando-a rígida e às vezes quebradiça.

➤ Por esses motivos, deve-se tomar muito cuidado com o tipo de usoda na cobertura de laje impermeabilizada em termos de acessibilidade. Se é acessada com freqüência, usando escadas ou outros itens, pode ser quebrada ou rachada sem ser isso visível inicialmente. Mais tarde,essa quebras ou rachaduras se tornarão vazamentos no teto, pontos de umidade … e dores de cabeça.

manta asfaltiva
Impermeabilização com membranas para um telhado úmido.

2) Manta líquida para laje

As mantas líquidas de impermeabilização também são conhecidas como mantas líquidas. São aplicadas como uma sucessão de camadas de tinta antiumidade que, quando secas, formam uma manta elástica. A espessura gerada permite resistir a trechos típicos de uma manta para laje elástica, preservando uma grande capacidade anti-umidade.

Os fabricantes desses sistemas de impermeabilização desenvolveram várias dessas membranas a partir de inúmeros compostos. Isso inclui cimento, resinas de silicone, copolímeros acrílicos, poliuretanos ou impermeabilizantes de laje betuminosos e asfálticos.

¿???

Certamente, nenhum desses dados chatos o ajudará muito a saber como reparar rachaduras no telhado. Então, vamos a algumas dicas para saber que tipo de manta líquida para laje é mais conveniente.

Qual a melhor impermeabilizante para laje exposta

A tinta para impermeabilização é um dos melhores produto para vedar laje.

Entre as membranas líquidas oferecidas pelo mercado, prefiro claramente as feitas de copolímeros acrílicos devido à sua alta elasticidade. Entre eles, escolha sempre aquelas membranas de cor branca, por seu poder reflexivo. Nessas condições, é o material para vedar rachaduras no concreto que apresenta melhor desempenho.

manta liquida para laje
Foto: Aplicação da manta líquida para laje: Uma das melhores maneiras de selar rachaduras em lajes de concreto

Quanto mais clara a cor da manta impermeável (se branca, melhor), maior será sua capacidade de refletir a radiação solar. Traduzido em benefícios:

  • Menos absorção de calor que passa para ambientes internos
  • Custos de energia mais baixos para resfriar esses ambientes
  • Menos movimentos de expansão na laje (não esquenta tanto), o que significa menos rachaduras e problemas de umidade

Vantagens da manta líquida para laje

Como se tudo isso não bastasse, as tintas antiumidade ou as mantas para laje líquidas terão outras vantagens:

  1. Aplicação simples: As mantas líquidas são aplicadas como qualquer outra tinta para telhados com umidade. Para isso, é usada uma brocha-pincel, rolo ou pistola de pintura. Se o pintor é o mesmo proprietário … nada é mais fácil do que esse sistema para impermeabilizar a cobertura da casa.
  2. Grande elasticidade: Nos terraços e lajes há exposição direta e prolongada ao sol. A dilatação dessas superfícies é um problema que também afeta produtos para impermeabilização de terraços. Felizmente, a elasticidade das membranas líquidas evita que rachaduras e outros danos possam condicionar sua qualidade.
  3. Longa vida útil: As propriedades de impermeabilização se estendem ao longo do tempo sem que haja uma diminuição em sua eficácia. Essas vantagens estão associadas à sua alta resistência a intempéries, envelhecimento e radiação ultravioleta. Estas mantas liquidas precisarão apenas de ser passadas novamente a cada 3 ou 4 anos. Assim, é possível substituir a espessura mínima que os agentes climáticos estragam nesse tempo.

Como Impermeabilizar Laje com manta líquida impermeabilizante

Como aplicar uma manta para laje líquida para coberturas eficaz como sistema de impermeabilização?

Para que a membrana líquida à prova d’água atue efetivamente como uma tinta antiumidade, é essencial que ela seja bem aplicada. Se não for assim, qualquer sistema para reparar rachaduras no telhado (por melhor que seja), será uma tentativa fútil e um desperdício econômico.

É importante que, além de pensar na economia, tenha cuidado com a maneira de impermeabilizar seu terraço. Você sempre tem tempo para ligar para um amigo pintor. Se você ainda decidiu assumir a tarefa de remover a umidade do teto, aqui está uma ajuda.

Como aplicar manta liquida para laje: Passo a Passo

Como impermeabilizar um terraço que pode ser percorrido com poliuretano? Este é o processo detalhado.

➤ Preparação: O primeiro passo será limpar adequadamente a superfície do telhado de concreto. Remova todo o restante de pré-impermeabilização, poeira, sujeiras e outros materiais similares. Para isso, você terá que usar escovas, espátulas, vassouras, água (ou hidrolavadora) …e muita paciência.

➤ Selado: Então deverá se ocupar de cobrir rachaduras e fissuras com tela para lajes e um selador elástico. Para melhorar a aderência do selador, existe um segredo altamente recomendado. Basicamente, consiste em usar uma camada de tinta antiumidade como primer (base ou fundo) para favorecer uma melhor aderência do selador.

➤ Primeira camada: Com a superfície do telhado limpa (e seca), você deve usar uma primeira camada de manta líquida impermeável ou tinta para impermeabilização de coberturas. É conveniente diluí-lo com cerca de 10% de água. Isso facilita sua penetração no interior das fissuras, que devido ao seu tamanho não podem ser cobertas com um selador.

➤ Segunda mão: O ideal é deixar passar aproximadamente 8 horas para a aplicação da segunda mão. Desta forma, a tinta de impermeabilização funciona corretamente, e as próximas camadas da tinta não vão “arrastar» as anteriores. É importante selar as fendas com tela para lajes e tinta impermeabilizante.

➤ Mãos sucessivas: O processo de formação de uma manta líquida de poliuretano requer camadas sucessivas de impermeabilização. É conveniente aplicá-las não diluídas (como é fornecida no recipiente que você comprou), transversalmente entre cada camada.

➤ Terraço com azulejos: Caso você queira saber como impermeabilizar um terraço com azulejos, as etapas anteriores são as mesmas. Se você deseja manter a cor do azulejo, tem a opção de escolher entre várias cores do catálogo.

Quantas camadas de tinta no teto devo dar para tirar vazamento de laje?

É uma das perguntas mais comuns que são solicitadas para saber como aplicar corretamente a impermeabilização.

Dica: A quantidade ou número de camadas não é um dado importante

O principal é que você use o critério de aplicar pelo menos 1 kg (ou 1 lt) de tinta por metro quadrado de telhado para a impermeabilização. Este valor é o que garantirá a espessura adequada para reparar vazamentos. São as camadas sucessivas que transformam a tinta em uma verdadeira manta líquida para coberturas que o protege ao longo do tempo da umidade.

manta líquida
Camadas sucessivas de tinta à prova d’água dão origem à manta líquida de poliuretano

Como impermeabilizar laje com rachadura

A pergunta do milhão que tentaremos responder: Como reparar trinca na laje?

O reparo de infiltração produzido por rachadura na laje geralmente tem a ver com a aplicação de lâminas de impermeabilização.

Como mencionamos, os diferentes sistemas para impermeabilização de laje cobrem a superfície, vedam fissuras e evitam vazamentos e são conhecidos como manta asfáltica (ou manta de asfalto) e manta líquida.

Seja qual for o sistema escolhido, você deve começar com o mesmo tratamento de base, o que garantirá que o sistema de impermeabilização seja eficaz.

Preparação de superfície para impermeabilização de laje

A primeira coisa que você deve levar em conta para impermeabilizar terraços é limpar completamente a base do telhado.

➤ Se houver, remova qualquer impermeabilização anterior restante com escovas, espátulas ou outros elementos adequados. Remova vestígios de poeira, mofo, graxa ou qualquer outra sujeira que impeça a subsequente vedação do impermeabilizante para laje. Lave com água (hidrolavagem), detergente e, é claro, deixe toda a superfície secar adequadamente antes de prosseguir com a vedação.

Nota: É essencial uma boa preparação e limpeza do telhado para saber como reparar um telhado de concreto com vazamento.

➤ Depois, tem que identificar as rachaduras e fissuras no telhado (as que causam vazamentos), que você supõe terem causado manchas de umidade no interior.

Colocação Produto impermeabilizante para vedar laje

➤ Embora pareça óbvio dizer, como primeira medida para selar fissuras e rachaduras no teto, você terá que escolher um dia seco, sem tanto calor, frio ou umidade, para favorecer o trabalho de vedação e impermeabilização.

➤ As rachaduras que geram vazamentos de água no telhado devem ser ampliadas com uma espátula e limpar toda a poeira restante. Dessa forma, o selador terá mais «volume» ou espessura para suportar os possíveis movimentos dessas fissuras, sem estragar.

➤ É sempre conveniente aplicar uma camada de tinta à prova d’água sobre a fenda (primer), para facilitar a adesão do selador impermeável.

➤ Quanto ao material de vedação para laje, digamos que o mercado oferece seladores impermeáveis especiais que geralmente vêm em cartuchos, e sua aplicação é feita com pistolas manuais. Se você não tiver o aplicador, também poderá obter o selador à prova d’água em bisnaga de aplicação manual.

➤ É conveniente colocar o selante com uma espátula pressionando a fenda para obter uma penetração profunda para evitar vazamentos futuros.

Dicas para Impermeabilização de Lajes

Você já tem uma ideia dos impermeabilizantes para laje mais eficaz. Além do que você escolher, é essencial que você leve em consideração essas dicas para finalizar um bom resultado.

✓ Cuidado com a inclinação da laje

Se a inclinação do telhado de concreto for muito íngreme, é melhor não se arriscar e ligar para uma empresa de impermeabilização ou apenas para o seu pintor de confiança.

Manter a estabilidade em uma laje muito inclinada é muito difícil. Ferramentas seguras e sistemas de fixação são essenciais para evitar acidentes.

Uma coisa é a vontade de pintar e outra é a preparação técnica que você deve ter para fazê-lo.

✓ Quando é o melhor momento para impermeabilizar uma laje exposta

Verifique a previsão do tempo. É recomendável que você reserve dias de bom tempo para trabalhar sem problemas.

NUNCA tente resolver um vazamento de água na chuva!! Além de ser perigoso, nenhum selante de umidade selará uma rachadura enquanto estiver molhado.

Além do desespero do momento, a melhor coisa a fazer é esperar a laje secar e depois tentar reparar a umidade com uma garantia de duração.

✓ Impermeabilização de laje com piso

Se o telhado for acabado com telhas ou peças de cerâmica caminháveis, a opção de uma tinta impermeável ou membrana asfáltica pode não ser a melhor opção. Se não forem necessárias grandes reparações, o mercado oferece tintas transparentes que não alteram a imagem do pavimento em questão.

Têm a capacidade de penetrar mesmo as fendas mais pequenas. Têm também uma muito boa capacidade de selagem e não alteram o aspecto do pavimento acabado.

✓ Precauções para impermeabilização de laje

Se você for seu próprio pintor, além de luvas de proteção, bons rolos, escovas ou lança chamas (dependendo do tipo de impermeabilização que escolher), use SEMPRE uma BOA escada, firme, segura e bem colocada na base em que trabalha.

Nunca subestime o trabalho em altura. É importante que a impermeabilização da laje seja uma experiência que você possa contar com a felicidade.

✓ Quanto tempo dura a manta impermeabilizante para laje

A duração da impermeabilização dependerá do uso da laje e da impermeabilização utilizada. Se a laje não é transitável, a duração será muito maior pois as pessoas não as desgastaram. A impermeabilização será desgastada apenas por agentes climáticos (frio, sol, calor, chuva).

Para mantas asfálticas, o fabricante estima uma vida útil de 10 anos. De acordo com a minha experiência, ANTES desse momento, a manta sofrerá os primeiros sintomas do envelhecimento. O asfalto vai ressecar e a manta para laje ficará quebradiça.

Se for utilizada manta líquida como impermeabilizante de laje, será aconselhável tratamento preventivo. Se forem aplicadas 2 camadas de manta líquida cada 2 anos, será possível recuperar o que os raios UV estragaram. Com um hidrolavagem anterior da laje, você pode fazer isso sozinho, sem a necessidade de chamar um pintor.

Certamente você encontrará outras maneiras na internet para saber como consertar vazamentos de água nas lajes, mas eu acho muito importante te dizer quais são as maneiras mais comprovadas e eficazes de saber como impermeabilizar um telhado com umidade e rachaduras.

A opção «prova e erro» é cara e cansativa para desperdiçar seu tempo e recursos econômicos

Deste ponto de vista, o único mérito que a chuva tem por fazer do seu telhado um «filtro», é ter sido «a última gota d´água» (literalmente).

A partir de hoje, com suas próprias mãos ou com ajuda externa, a umidade no telhado começará a ser um problema que em breve será deixado para trás.

Não deixe de visitar e se inscrever no meu canal do YouTube para ver outros vídeos. São SIMPLES e ÚTEIS, e ajudarão você a resolver os problemas de sua casa.

Anticipo BLACK FRIDAY en Amazon.es 30 Días 17 Horas 13 Minutos 14 Segundos para terminar
Ver Ofertas