Saltar al contenido
ArquitecturaSimple.com

Como Tirar Mofo da Parede

Acredito que se você está pesquisando sobre este tema, a sensação que lhe define é “cansaço”.

  • Cansado de ver o mofo preto nas paredes e forros?
  • Cansado desse cheiro a fungo, a umidade, a ambiente fechadoou a ambiente mal ventilado?
  • Cansado de não saber contra o quevocê está lutando eo que fazer?

Durante muitos anos morei numa casa com problemas de mofo na parede. Passei invernos seguidos tratando de remover o mofo da parede com pouco sucesso. Fiquei cansado de brigar contra um inimigo que parecia zombar do meu esforço e reaparecer na temporada seguinte com uma força ainda maior.

É por essa razão que, com o tempo, o tema assumiu outra dimensão e se tornou um assunto pessoal.

Hoje, depois de anos enfrentando o problema diretamente, estou convencido de que encontrei o melhor caminho. E me comprometo a te contar como fazer isso.

Voute explicar como terminar com mofo na parede, de maneira EFICAZ E DURADOURA

Aparelhos para Tirar Umidade em Casa

Antes de abordar este tópico, quero lhe contar um fato muito importante.

O problema que você tem na casa pode não vir da fundação. Você pode estar tendo umidade de condensação, em outras palavras, excesso de umidade no ambiente.

Nestes casos você pode utilizar um aparelho para extrair o vapor de água dos interiores dos ambientes, retornando ar seco neles. Estes aparelhos para tirar umidade por condensação são conhecidos com o nome de desumidificadores.

Em um período muito curto de tempo reduzem os níveis da umidade, de quase 100% para até 40 ou 50%. Sua eficácia não é igualada por nenhum outro dispositivo, sendo um investimento que retorna cada centavo em benefícios. Remove o mofo nas paredes, manchas, condensação nas janelas e o cheiro de mofo no ar. Estes são alguns dos aparelhos mais vendidos e utilizados para tirar a umidade.

Você quer saber o caminho mais rápido para tirar umidade em casa?: o desumidificador é o segredo. Poucos conhecem os benefícios REAIS destes aparelhos. Você gostaria de conhecer?

Não deixe de verificar os preços. É o melhor investimento que você pode fazer.

O que é o Mofo eo que são os Fungos

Para saber contra quem estamos lutando temos que explicar que:

O mofos e os fungos da parede são organismos que se espalham pelo ar na forma de esporos
como terminar com mofo na parede
Parede mofada em interiores

O mofo e bolor faz um ninho ondese encontra o solo «fértil», formando colônias, especialmente em cantos escuros, frios e com pouca ventilação. Alimenta-se dos compostos orgânicos das tintas e da sua própria umidade. Lá você encontrará umidade, «comida» e boas condições de vida.

Os efeitos indesejáveis não são reduzidos apenas a uma questão estética. Quem entra em uma casa com mofo nas paredes poderá perceber o aroma característico já nos primeiros passos. O panorama, geralmente, é acompanhado por alergias, asma, rinite e outros dramas respiratórios. O coquetel explosivo gerado pelo mofo na parede é muito difícil de tolerar.

Até agora, muitos diagnósticos e poucas soluções. É melhor irmos diretamente e ver como tirar mofo de parede fácil, sem que ele reapareça em breve. Vamos começar com o que NÃO FAZER.

Você quer saber como terminar com mofo na parede para sempre?: NÃO faça ISTO!

Se o que você está procurando é saber como limpar parede com mofo para sempre, a primeira coisa que devo dizer é o que NÃO SE FAZER. A primeira coisa:

NÃO SE DEVE esfregar a superfície afetada A SECO

A única coisa que você conseguiria é espalhar os fungos na parede pelo ar, favorecendo a formação de novas colônias, onde elas não existiam antes.

Só há uma maneira de resolver o problema de parede com mofo para toda a vida: erradicá-lo e impedir seu surgimento futuro.

Como limpar mofo de parede

Como tirar bolor da parede? É mais fácil do que você imagina.

Não estamos falando de ótimas receitas ou produtos que não estão disponíveis para todos. Você verá que remover mofo da parede é absolutamente simples. Muitos conhecem o tratamento, mas a maioria o aplicade maneira ERRADA. Tudo por não conhecer alguns segredos simples.

Água sanitária: o melhor anti mofo caseiro

É o produto doméstico fungicida por excelência (mata mofos e fungos) para remover o mofo das paredes. Geralmente faz parte de qualquer conjunto de limpeza doméstica. Em alguns lugares, é conhecido como alvejante, hipoclorito de sódio ou simplesmente água sanitária. A água sanitária é um produto que funciona perfeitamente como fungicida para paredes e revestimentos de banheiros e cozinhas.

Por ser um desinfetante muito forte e bastante corrosivo, será necessário ter muito cuidado na sua aplicação.

Como tirar mofo da parede: 3 passos simples

O processo para saber como tirar bolor da parede é muito simples. Você só tem que seguir estas indicações

➤  Materiais necessários:

  • Esponja ou escova de cerdas duras
  • Pano úmido
  • Balde
  • Borrifador
  • Solução  antimofo de água e água sanitária

Abra as janelas para ventilar o ambiente e deixar a luz entrar; pois a água sanitária tem odor forte e pode causar alergias ou problemas respiratórios.

➤ Preparar a mistura para tirar mofo e bolor na parede

Embora o exagero de alguns leve ao seu uso em seu estado puro, a lógica sugere uma diluição na água de 1:3 ou 1:4 (água sanitária + água). Esta preparação será aplicada na superfície atacada, na forma de uma fina pulverização com um spray doméstico. Existem aplicadores simples e baratos, além dos mais «profissionais», para outros usos.

como limpar parede com mofo
Produto antimofo doméstico (pulverizador com alvejante)

 

Após alguns segundos, a primeira coisa que você pode ver é um clareamento da superfície. Este será o sinal correto de que o produto antimofo está funcionando e eliminando os fungos e mofos.

Infelizmente, nesta fase, o tratamento é normalmente abandonado. Algumas pessoas pensam que o assunto está encerrado. Mas é aqui que vem a coisa mais importante!

O passo que NINGUÉM faz:

➤ Limpar com escova o pano úmido…e EN-XA-GUAR!!!!

Para fazer a diferença REAL e não estar na metade do processo de remoção de parede com mofo e bolor , existe um segredo simples.

É aconselhável usar uma escova ou esponja e enxaguar abundantemente com água limpa. Esta etapa faz uma grande diferença na eficácia do tratamento e impedir que as manchas de mofo e bolor reapareçam nas paredes

Se necessário, você deve repetir a operação até ter certeza de que tudo foi removida. É importante que, depois de limpar as paredes com mofo, elas voltem à sua cor original.

Dessa maneira, garantiremos que não haja restos. Se não forem completamente eliminados, o mofo pode reaparecer nas paredes após a passagem dos efeitos fungicidas do produto.

Como tirar mancha de mofo: 5 Produtos anti mofo caseiros

Vamos continuar procurando métodos caseiros para tirar mofo na parede com produtos caseiros. Entre esses métodos, veremos como remover o mofo com vinagre branco, água oxigenada, bórax, álcool e bicarbonato. Como limpar parede com mofo naturalmente? Aqui você pode conferir:

➤ Vinagre branco: produto anti mofo natural

Para o tratamento interior com bolor e mofo na parede, a aplicação deste produto não apresenta grandes segredos.

Não é uma mistura mágica. Tudo se resume a aplicar o vinagre puro com um spray na parede com mofo. Deixar pelo menos 1 hora e lavar com água limpa. Obviamente: você terá que esperar secar adequadamente para que o cheiro de vinagre desapareça.

Você não gosta de maus cheiros? O vinagre é um deles. A boa notícia é que existem novas soluções. O mercado oferece como alternativa de limpeza um vinagre especial (à base de beterraba) com fragrância de limão! É um produto biodegradável que limpa, tira a gordura e descalcifica de maneira ECOLÓGICA. Você pode cuidar do meio ambiente, sem a necessidade de maus cheirosツ

 

➤ Agua oxigenada: desinfetante que também serve para tirar mofo na parede

Como limpar o mofo com peróxido de hidrogênio?

Tal como acontece com o vinagre, é aplicado por spray para remover mofos das paredes. Basta deixar agir por 10 minutos, depois esfregar com uma esponja e água limpa. Em seguida, esfregue com um pano seco até que os mofos restantes seja removido completamente.

➤ Bicarbonato de sódio: ajuda a remover manchas em parede mofadas

É um produto de uso comum. Porém poucas pessoas sabem que ele também serve para removero mofo da parede.

É preparado uma solução de 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em 1/2 litro de água e depois agita bem. É então aplique na parede com mofo, esfregando-a com uma esponja. O processo é repetido até que a mofo preto desapareça.

➤ Álcool: efetivo para parede mofada

O álcool, tanto a versão em líquido quanto em gel, é um producto poderoso para tirar mofo preto de parede. A aplicação é simples:

Espalhe uma boa quantidade na parede mofada e deixe agir por 10 minutos. Esfregue com uma esponja ou pano úmido com água limpa. Repita o processo até que toda a parede esteja limpa e sem bolor.

➤ Bórax: produto para tirar cheiro de mofo e limpar parede mofada

O bórax é um produto que não emite gases tóxicos. Também funciona como desodorizador, além de ser un produto anti mofo.

A mistura antimofo é feita assim:

  • ¼ de xícara de vinagre
  • 2 colheres de sopa de bórax
  • 2 xícaras de água quente

Misture em um pulverizador e aplique nas áreas mofadas. Esfregue com água limpa com esponja ou um pano úmido e seque bem a parede com mofo. Se a tinta da parede estiver descascando, vai ser necessário raspar para remover toda a área afetada e lixar. Depois pintar com tinta anti-mofo para evitar que o problema volte a aparecer.

Causas do mofo na parede: Umidade por Condensação

Ao contrário do que muitos acreditam, sua aparência não está tão ligada ao que vem de fora, e sim à umidade da condensação. Esse tipo de umidade é aquela que nós mesmos produzimos.

Exatamente! Nós somos os CULPADOS!

Dito isso, entendo que é estranho saber que somos responsáveis por promover a aparência de fungos e mofo na parede da casa. O fato é ainda mais esquisito se considerarmos que a maioria das pessoas NÃO SABE como essa umidade está sendo produzida.

Geramos vapor de água simplesmente por VIVER. E também ao cozinhar, tomar banho, usar aquecedorese até mesmo conversar

Esse vapor todo passa ao ar a ponto de saturá-lo. Quando o ar não pode mais contê-lo, ele acaba se condensando nas superfícies frias de nossas casas. Onde a umidade se deposita? Especialmente nas paredes voltadas para o exterior. Essas paredes são geralmente as mais frias do inverno e não haverá tinta antiumidade que impeça a condensação da umidade.

Esse processo é o que, a longo prazo, iniciaum caminho sem volta e termina com nossos ambientes infestados de fungos. Nesse cenário, aprender a remover os fungos da parede é a única alternativa para eliminá-los para sempre.

como terminar com mofo na parede
Como acabar com mofo de parede!!

Como tirar mofo de parede fácil e evitar sua reaparição: 8 dicas fáceis

➤ 1  Se você estiver cozinhando, ligue o exaustor de ar. É simples.

➤ 2 Depois de terminar de tomar banho, evite abrir a porta para que o vapor gerado não passe dentro da casa. Simplesmente abra a janela do banheiro e espere que ela se dissipe para o exterior. Dessa forma, você evitará a umidade, favorecendo o aparecimento mofo nas paredes, onde elas não existiriam normalmente.

➤ 3 Ventile os quartos e deixe o sol entrar pelo menos uma vez por dia. Quanto? Pelo menos 15 ou 20 minutos, nos horários em que a umidade externa não é tão alta, entre o meio-dia e as 4 da tarde.

➤ 4 Evite secar as roupas em ambientes fechados. Embora existam dias em que o tempo não permite, em muitos casos essa prática acaba se tornando um hábito, mesmo que o tempo melhore. Será necessário perceber que a umidade perdida pelas roupas é transferida para os ambientes da casa.

➤ 5 Se você possui um ar condicionado, use-o no modo «desumidificador» e obterá exatamente o que procuramos: menor umidade no ambiente.

Outras dicas para saber como terminar com mofo preto na parede

➤ 6 As tintas antiumidade ou tintas antimofo? Não descarto que você possa usá-las. Acontece que, o que os fabricantes não esclarecem é que, o poder antimofo dura apenas um curto período de tempo. Este é o tempo que leva para a tinta secar completamente e evaporar o fungicida da parede (veneno).

➤ 7 Tente evitar sistemas de aquecimento com chama aberta (aquecedores catalíticos, por convecção, superfícies radiantes, lenha, etc.). Os gases de combustão em combinação com o oxigênio no ar geram vapor de água; daí a sensação de calor úmido que é percebida no ambiente. O vapor de água umedece as salas (umidade por condensação), e as paredes e tetos terminam mofados. Se possível, substitua-os por aquecedores de ar equilibrados ou outros sistemas, caros em sua instalação, mas igualmente eficientes (radiadores de água quente, lajes radiantes e rodapés etc.), e não geram umidade nas paredes.

➤ 8 Melhore o isolamento térmico da casa, para evitar a perda de calor. Dessa forma, você pode evitar ficar dependente de sistemas de aquecimento que posteriormente produzem mofo na parede. Algumas receitas para obter um bom isolamento térmico para sua casa: paredes externas mais espessas; tetos com isolamento adequado e vidros duplos (DVH) nas aberturas. Eles exigirão um investimento maior, mas isso acabará se diluindo ao longo do tempo devido ao menor uso de energia cara e não renovável.

O que acontece quando há fungos nas paredes do banheiro?

Nesses casos, a condensação provavelmente não é a causa do problema. Quando aparece o mofo na parede através da qual os canos passam, pode realmente haver uma perda de água. Como reconhecer se essa é a causa?

Uma maneira clara de reconhecê-la é quando a mancha é bem definida e cresce com o tempo. A perda sustentada faz com que a marca d’água que sobeexceda o nível da mancha do mofo na parede. Nesses casos, o melhor é chamar um encanador.

Produtos antimofo para paredes: o que o mercado tem a oferecer?

Existem diferentes produtos para limpar mofo e retardar o seu reaparecimento. Alguns deles foram os que dissemos anteriormente e fazem parte de um kit básico de limpeza doméstica.

Você for um daqueles que não quer lidar com fórmulas caseiras? É para isso que serve sua Majestade, «O MERCADO».

As lojas oferecem inúmeros produtos antimofo com base em compostos químicos muito eficazes. Eles já estão preparados com agentes fungicidas e seu único esforço será puxar o gatilho e esperar que as manchas desapareçam.

Spray Anti-mofo

Se você está procurando uma produto barato e pronto para usar, o que mais recomendamos é um spray antimofo. Qual é a diferença com outros produtos domésticos? A DIFERENÇA É ENORME. Vamos ver algumas dicas que ajudarão você a escolher a melhor opção para tirar mofo de parede.

Lembre-se de que são produtos antimofo para paredes especialmente preparados para eliminar em uma única aplicação. Outras receitas caseiras trabalham com ingredientes muito menos agressivos que exigirão aplicações mais frequentes. Com o spray antimofo você verá que qualquer vestígio de mofo e bolor desaparecerem questão de MINUTOS. E coma vantagem de não precisar esfregar o produto na parede.

Duas dicas fundamentais:

  1. Tome as medidas de segurança necessárias. Use luvas e máscara, e não se esqueça de ventilar o ambiente até que o cheiro do produto desapareça.
  2. Lave a área com água limpa, com um pano ou esponja, trocando a água toda vez que estiver suja. Isto é MUITO importante para ELIMINAR os esporos que ficam na parede. Dessa forma, você atrasará o reaparecimento de novas colônias e paredes com mofo.
anti mofo
Spray antimofo

Tinta antimofo interna

Outro produto para remover o mofo das paredes são as tintas antimofo (fungicidas).

Esclarecimento importante: estas tintas NÃO DEVEM SER APLICADAS diretamente sobre na parede mofada

Primeiro você deve eliminar a colônia de fungos com um dos tratamentos que mencionamos anteriormente. Com sistemas caseiros ou com spray antimofo é essencial que a parede esteja livre de mofo. Depois que a parede estiver seca e o cheiro de água sanitária desaparecer, você poderá aplicar a tinta antimofo.

É a mesma coisa que qualquer outra tinta? Claro que NÃO.

Os compostos a partir dos quais são produzidas essas tintas antimofo possuem fungicidas que repelem a formação de novas colônias. A parede permanecerá limpa e sem mofo por muito mais tempo. É especial para ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas, depósitos etc.

tinta anti-mofo
Tinta anti mofo para paredes

 

 

Silicone anti mofo

Silicones antimofo são frequentemente usados para preencher a fixação de vários acessórios de banheiro. É usado especialmente para selar as juntas da base de chuveiro ou banheira, bidê e pia.

Essas juntas devem ser elásticas e impermeáveis e, nesse sentido, nada melhor do que um silicone antimofo. Ao contrário de outros, esse tipo de selante inibe a formação de fungos, mantendo as uniões sempre limpas e livres de manchas.

Como aplicar silicone antimofo? É muito simples. Ele é colocado no local a ser selado, pressionando o recipiente até que um fio de silicone seja deixado na área em questão. Para garantir a vedação, é conveniente pressionar com a ponta do dedo umedecido com água e sabão. Dessa forma, ele penetrará na articulação e impedirá que grude no dedo.

Você pode sentir um «cheiro de vinagre» característico. Isso ocorre porque os silicones acéticos contêm «ácido acético», responsável pelo cheiro azedo do vinagre. Apenas ventile a sala e em alguns minutos ele desaparecerá.

Você mesmo pode substituir as juntas mofadas ou deficientes em seu banheiro. Você não precisará de mão de obra especializada. Você resolverá um problema estético (manchas de mofo) e evitará uma futura aparência de umidade.

 

Como limpar o mofo nas juntas dos azulejos do banheiro

Como remover mofo preto do chuveiro? Você precisa clarear as juntas dos azulejos e dos ladrilhos? Eles estão escuros com mofo?

A maneira mais eficiente de clarear as juntas dos azulejos do banheiro é atender a três condições básicas:

  • Produto em gel removedor de mofos
  • Escova
  • Tempo e Paciência!

Falando seriamente, para limpar as juntas dos azulejos, você deve fazer um produto anti mofo. Pode ser caseiro: água sanitária (cloro), vinagre, água oxigenada ou bicarbonato de sódio. Com um pano limpo ou esponja, você pode esfregar os azulejos até que as manchas do mofo desapareçam.

Como tirar o mofo da parede do banheiro?

O mofo pode ser tão persistente que o tratamento não é suficiente para se livrar das manchas. Nesse caso, você pode usar um desses 2 elementos que garantirão o clareamento, de forma muito simples:

1- Antimofo em spray: dos já mencionado, especialmente preparados para remover as manchas de mofo mais difíceis. Basta aplicar o pulverizador sobre o rejunte e esperar até o fungicida fazer efeito.

2- Escova de limpeza de juntas: quando as juntas a serem clareadas estão muito sujas pelo mofo, não será suficiente esfregar um pano ou esponja. Para esses casos, o melhor é usar uma escova de cerdas plásticas, o que tornará a tarefa de remoção muito mais eficaz.

Serve não apenas para banheiros e cozinhas, mas também para outros usos úteis:

Luminárias, cantos, torneiras, pisos de azulejos, furos para drenagem de chuveiros e pia, fogão, ranhuras para portas de correr, caixilhos de janelas, rodapés, etc.

Como pintar com tinta anti mofo

A tinta antimofo funciona?

As pessoas costumam fazer essa pergunta e, na maioria das vezes, seguem o caminho errado. Sejamos claros:

Você não pode pintar uma parede com fungos sem primeiro totalmente removê-los da superfície

Se você insistir em pintar uma parede com mofo, só irá espalhar algumas demãos de tintaem uma colônia orgânica de mofo, sem fazer contato com a parede. Quanto tempo você acha que a tinta pode durar nessas condições? A resposta é certa: não muito.

A primeira medida inteligente é remover completamente o mofo na parede, deixar secar pelo tempo necessário e depois pintar com a garantia de que o fungo não reaparecerá. Toda vez que você tiver que pintar uma parede com mofo (que você removeu), poderá usar uma tinta anti mofo.

Essas tintas têm um poder fungicida (mata fungos) que reduz o risco de reaparecimento da colônia. Embora o efeito não seja eterno, eles são melhores do as tintas comuns.

Se você quiser saber tirar mofo de parede para sempre, precisará tomar algumas precauções extras. Aplicar alguns desses segredos simples fará a diferença entre um bom trabalho e o fracasso.

Como tirar cheiro de mofo do guarda roupa

É um problema comum. Eu acho que você tem se perguntado:

Como tirar mofo de guarda roupa?

Os closets ou armários pequenos são como pequenos ambientes. Nesses locais, o problema de umidade é potencializado porque o ar é confinado em um espaço fechado. Como a descobrimos? Invariavelmente, quando é tarde demais e sua roupa e móveis já têm mofo.

Como evitar umidade nos armários? o como tirar mofo de roupa?

A dica mais importante: ventile armários, principalmente abrindo as janelas dos quartos, sempre que o clima exterior permitir. É a maneira mais segura da diminuição da umidade relativa e evitar a formação de mofo.

Há um»tratamento alternativa» que consiste em colocar dentro do guarda roupa, sacolas ou recipientes com um material absorvente de umidade. Sem umidade NÃO HÁ MOFO.

Como eliminar mofo da parede interiores: Soluções definitivas

Vamos revisar rapidamente as ações que resolvem a questão de como remover o mofo da parede. Aqui vai uma lista:

  1. NÃO limpe a superfície afetada SECA
  2. Lave as superfícies afetadas com água sanitária (hipoclorito de sódio) ou outros produtos antimofo para paredes
  3. Ventile os ambientes
  4. Use o exaustor (no banheiro e na cozinha)
  5. NÃO abra a porta do banheiro depois do banho
  6. Evite secar roupas em ambientes fechados
  7. Utilize o ar condicionado no modo «desumidificador»
  8. Use tintas antimofo para paredes. Elas são preferíveis às comuns.
  9. Evite sistemas de aquecimento com chama aberta (aquecedores catalíticos, por convecção, superfícies radiantes, lenha, etc.)
  10. Melhore o isolamento térmico da casa.

Agora você pode iniciar o tratamento. Se você ainda deseja manter a ideia básica de como tirar mofo da parede para sempre:

Elimine a umidade das paredes. Basicamente, pare de produzi-la

Poucas coisas prosperam em um ambiente estéril e sem água. Aqueles que sofrem ou sofreram dos problemas associados ao mofo nas paredes podem testemunhar o aborrecimento que ele produz. Não há razão para se acostumar com isso.

Você já sabe o que é e qual é o ponto fraco do mofo. Apenas tem que se decidir e começar.

Aqui deixo um vídeo com outras dicas sobre como remover o mofo das paredes, com receitas e práticas domésticas.

Não deixe de visitar e se inscrever no meu canal de YouTube para ver outros vídeos. São SIMPLES e ÚTEIS, e ajudarão você a resolver os problemas na sua casa.

Só mais uma coisa: nos ajudaria muito se você compartilhar este artigo.

Tweets e curtidas fazem o Google levar esse conteúdo em consideração e classificá-lo.

Você pode nos ajudar? ヅ Desde já, muito obrigado!

Queremos que você resolva TODOS os problemas na sua casa, sem precisar consultar especialistas. Para saber sempre quandopublicamosnovas informações, convido você a curtir minha página no Facebook(arquitecturasimple)

Anticipo BLACK FRIDAY en Amazon.es 30 Días 13 Horas 17 Minutos 14 Segundos para terminar
Ver Ofertas