Saltar al contenido
ArquitecturaSimple.com

Como Fazer Cimento Queimado no Chão

Trabalho na área há 30 anos e já experimentei diferentes maneiras de como fazer piso de cimento queimado de boa qualidade. Eu tentei mil técnicas com diferentes resultados até que FINALMENTE encontrei o caminho certo para fazer um piso de cimento liso ETERNO.

Você está prestes a aprender COMO uma técnica tão simples (que poucos usam) pode garantir uma das opções de piso econômico mais eficazes.

O que háembaixo do piso de sua casa

Se você trabalha na construção, isso pode parecer óbvio para você, mas é sempre bomrevisar os conceitos. Para aqueles que estão lendo isso apenas por curiosidade, vou contar o que, geralmente, está embaixo do piso que você pisa.

Se você mora num andar térreo, a sequência é, provavelmente, a mostrada no gráfico:

  • Solo compactado (base de toda a estrutura)
  • Contrapiso de concreto (enchimento de concreto rústico para dar espessura)
  • Camada de cimento liso (para nivelar a base sobre a qual o piso é colocado)
  • Piso final (aquele em que você pode pisar: cerâmica, madeira, vinil, flutuante etc.)
piso cimento queimado
Como é o piso de sua casa

Um esclarecimento importante sobre pisos e calçadas exteriores:

Nesses casos, por razões de economia, a camada de cimento (ou alisamento de cimento) acaba sendo a «final». Geralmente é o que sempre dizemos: o piso é provisório, «até que as coisas melhorem».

Desvantagens de consertar o Cimento Liso

Por uma razão ou outra, os pisos de concreto alisado estão aqui para ficar além do que você espera. O lamentável é que, nesse tempo decorrido, esta base acaba se deteriorando, rachandoe se desprendendo de sua base.

Consequência: no dia em que seu orçamento permitir que você coloque o piso final, você terá que fazer um investimento duplo.

  1. Comprar o novo piso + argamassa + rejunte + mão de obra preparada.
  2. Além disso, você deve gastar para reparar e substituir o piso queimado que desmanchou.

A ideia é que, com essa técnica, você saiba como fazer cimento queimado no chão que NÃO TENHA QUE REFAZER DEPOIS. Eu imagino que você entenderá que o título do artigo também poderia ter sido «como fazer um piso econômico».

Um piso é econômico, não apenas por causa de seu custo, mas também por causa do que economizamos EVITANDO DESPESAS EXTRA DE reparar o que está embaixo.

Riscos do Piso Cimento Queimado

Comecei este artigo considerando que a sua intenção é colocar cerâmica ou porcelanato, mas digamos que não. Seja por gosto ou por necessidade, suponhamos então que o piso escolhido para sua casa seja o de cimento, neste caso, então, piso cimento queimado.

Na forma como o gráfico anterior é apresentado, você tem todas as possibilidades de sofrer os problemas que mencionei acima:

  • Fissuras
  • Rachaduras
  • Descamação

Aqueles de nós que trabalhamos nesta área enfrentam problemas diários com o desprendimento de camadas de piso queimado que podem ter várias causas. Como o objetivo não é sobrecarregar você com perguntas técnicas, deixarei esta parte para discutir em outro artigo. Então, vamos ao que mais interessa.

piso queimado
Rachaduras em pisos de cimento queimado

Segredo de como fazer piso cimenticio queimado: Econômico e Resistente

Aqui está o segredo mais eficaz para evitar que a camada de cimento queimado acabe se soltando:

É simples: NÃO O FAÇA!!!!

É fácil e seguro; mesmo que pareça uma contradição. Você ainda não entendeu o que significa um piso de concreto queimado ETERNO? A proposta é simples:

Faça UM ÚNICO corpo de concreto que atue como um suporte de enchimento, base e suporte do piso que você colocar no futuro.

Assim, no dia que seu orçamento permitir, você poderá colocar o piso final nessa base, sem precisar fazer reparos.

Qual a alternativa comum para piso de cimento? Fazer uma capa após a outra e rogar “a Deus” que elas se mantenham aderidas entre si.

Como fazer Piso de Cimento Queimado sobre terra: Passo a Passo

Nós já revelamos o «segredo». Agora vamos ver como fazer um piso de concreto queimado que seja a base mais segura para o seu próximo e definitivo piso.

A seguir, o processo “complexo”, passo a passo para criar um piso cimenticio econômico:

Passo 1: Como fazer contrapiso de Concreto

O primeiro passo para o futuro piso é gerar uma base de concreto com espessura suficiente para permanecer firme e estável ao transitar sobre ele. Então, vamos ver como fazer um contrapiso de concreto:

➤ Compactação do solo natural: o processo pode ser feito com a ajuda de um pilão de mão ou mecânico. Este último é uma opção que oferece melhores resultados de firmeza. A compactação é tão importante que, se não for feita corretamente, não demorará muito para que apareçam problemas na superfície acabada (depressões, rachaduras etc.)

➤ Colocação dos niveladores: as guias de nivelamento serão colocadas no solo bem compactado para nivelar a superfície do concreto. As guias podem ser réguas de metal ou «faixas» de concreto previamente lisas.

➤ Juntas de dilatação: é conveniente deixar juntas de dilatação (isopor de 1 cm) para permitir o movimento do piso cimenticio. Embora seja difícil de imaginar, o concreto se contrai durante o processo de secagem, devido à perda do volume que a água ocupa. Pelo contrário, exposto àintempérie, ele se expande sob a ação do calor e do sol direto. Se estiver contra paredes (sem dilatação), não poderá se mover e estará propenso a criar rachaduras.

➤ Fundição de concreto: espalhe uma camada de concreto de pedra, com 10 a 12 cm de espessura. Com a ajuda de uma régua de aço, o concreto de pedra será nivelado (com movimentos horizontais) para ficar uniforme. Se as guias forem metálicas, é recomendável removê-las o mais rápido possível e preencher o buraco com a mesma mistura. Desta forma, garantimos que todo o piso de cimento endurecerem ao mesmo tempo e, portanto, sejam mais homogêneos. Sem tantos mistérios; apenas o que você vê na imagem.

piso cimento queimado
Como fazer contrapiso de concreto sobre solo compactado

Passo 2: Textura Cimento Queimado

O importante é deixar o concreto perder um pouco de umidade até adquirir uma resistência mínima, SEM ENDURECER TOTALMENTE! Isso é feito aguardando entre meia a uma hora após a colocação.

Como o piso de cimento não estará ainda muito firme, é importante usar uma placa grossa como suporte para nãoo marcar. Utilizando-o como base, você pode começar a nivelar a superfície até encontrarmos o acabamento desejado.

Por ter uma consistência de endurecimento, permite esmagar a pedra do concreto para que se afunde e, assim, permitir que apenas a superfície da areia e do cimento seja suavizada.

Passo 3: Não existe!

Apenas aproveite o piso cimento queimado, economizando até comprar o piso final.

O mais importante:

Fazer UMA ÚNICA CAMADA!, É a chave para que não haja desprendimentos

Você está pesquisando sobre como fazer chão de cemento queimado para o exterior? Que melhor do que esta opção de piso de cimento!

A ausência de um acabamento (que pode ser ignorado a princípio) faz do cimento liso um material muito econômico para o exterior. Pode servir como piso de acabamento para a primeira etapa de sua casa, até você comprar o piso final.

Como fazer um contrapiso que não pareça tão rústico?

Para melhorar sua aparência, podemos disfarça-la com alguma imaginação. A seguir, uma alternativa interessante.

Como fazer Piso Queimado colorido

Um pigmento é usado para obter um piso de cimento colorido. Este material é inorgânico feito com base deóxido de ferro. Misturados com cimento, proporcionam diferentes tonalidades de acabamento.

Se você adicioná-lo à camada superficial do piso de concreto (pelo menos nos últimos 5 mm), a textura de cimento queimado sera totalmente diferente. Eu imagino que você esteja se perguntando como chegar a essa espessura.

Em seguida, você deve colocar o concreto até que «quase» atinja o nível das réguas laterais (de 0,5 a 1cm abaixo do nível). Assim que o contrapiso estiver um pouco firme despeje a última camada (mistura de cimento, areia e pigmento). Aliseaté chegar na terminação desejada.

Materiais para fazer Concreto para Piso

Estes são os materiais necessários para o piso de concreto:

  • 3 Partes de pedra (granítica, canto rodado, etc.). Éo material grosso da mistura
  • 3 ou 4 Partes de areia. O material fino que enche os espaço entre as pedras
  • 1 Parte de cimento. O aglomerante ou encarregado de unir os outros materiais eacrescentar resistência.

Sobre como calcular a quantidade de materiais para fazer um piso de cimento ou concreto, eu dou algumas ideias para que você possa fazê-lo por conta própria.

Quanto material eu preciso para fazer 1 m2 de Concreto Queimado?

Para o consumo médio por metro cúbico de um concreto 1: 3: 3 (cimento, areia e pedra) é considerado, aproximadamente:

  • 300 kg de cimento
  • 0,7 m³ de areia
  • 0,7 m³ de pedra (aprox. 1 tonelada)

Como você sabe quantos metros cúbicos de concreto você precisa fazer? É muito simples.

A área do ambiente é multiplicada pela espessura do contrapiso. Por exemplo, se as instalações a serem cobertas forem 3m x 4m, e a espessura do piso de cimento for 10cm, a conta será:

(Superfície x espessura) = (3 m x 4 m) x 0,10 m = 1,2 m3

Mais simple? Os materiais para fazer um contrapiso de 10cm de espessura são:

  • 30 kg  de cimento
  • 0.07 m3 de areia
  • 0.07 m3 de pedra (aprox. 110 kg)

Por que o Piso Cemento Queimado é mais barato?

Algumas pessoas argumentam que o piso de cimenticeo rústico (concreto de pedra) é mais caro do que o usado como enchimento. E adivinhem: eles estão certos.

O trabalho é praticamente o mesmo. Vamos considerar apenas uma porcentagem extra para avaliar o trabalho de alisar o cimento. Esta última tarefa NÃO SERÁ NECESSÁRIA se tivermos a ideia de colocar o piso final.

Desde que a superfície esteja nivelada, um acabamento levemente rústico, será adequado para colocar qualquer tipo de piso (porcelanato; cerâmica etc.)

Custo dos Materiais para Fazer Piso Cimenticio Queimado

Eu sei que em muitos lugares a pedra de granito é um material caro em relação a outros mais baratos, como entulho (descarte de tijolos). Haverá também uma despesa extra em cimento se o concreto for pobre. Esses fatos não ofuscam outros aspectos QUE TAMBÉM SÃO REAIS:

➤ Você pode economizar o custo COMPLETO da camada de cimento liso, com o material envolvido e o trabalho necessário para realizá-la.

De acordo com uma análise de custo, com esta técnica você economizará de 7 a 8% no custo total. Essa comparação é feita com relação à opção tradicional de fazer o contrapiso + camada de cimento liso.

➤ Além de criar um piso econômico, você também terá outros benefícios. Você também estará ECONOMIZANDO os eventuais custos de REPARO do piso de cimento queimado danificado, que eventualmente se soltarão.

➤ E se isso não bastasse …, como arquiteto, você não precisará mais passar por situações desconfortáveis. Exemplo: explicar ao seu cliente os motivos do problema, que dificilmente podemos encontrar. (Por que o novo cimento alisado rachou? E agora, como reparar?)

Concreto Estampado

Você pode dar ao seu piso de cimento uma imagem diferente, que sai do liso tradicional. Ao aplicar ferramentas ou molde para piso de concreto estampado, você pode obter diferentes texturas e acabamentos. Quais são as opções?

  • Tijolos
  • Lajotas
  • Paralelepípedos
  • Pedra
  • Escovação
  • Madeira

Essas textura de cimento queimado são especiais para a conclusão da calçada externa. Usando UM ÚNICO REVESTIMENTO de concreto, você pode ter a aparência do piso que imaginar, a um preço MUITO BAIXO. Por que é um piso barato?

  1. Não é necessário colocar revestimentos especiais (madeira, pedra, paralelepípedos, etc.).
  2. Você economizará no revestimento final, já que NÃO precisará comprar e também economizará na cola.
  3. A ideia é que você faça isso por seus próprios meios, ou seja, sem o custo de mão de obra especializada.

É uma ideia tentadora, por isso vamos ver como fazer este tipo de pavimento de concreto. Devemos começar por:

O que é o concreto estampado?

Alguns, confusos, chamam piso de cimento impresso. Vamos entender que o cimento é apenas um pó aglomerante e não um material de revestimento.

Na verdade, o concreto estampado é feito de uma única camada: concreto. Como explicamos anteriormente, o concreto é uma mistura de:

  • Agregados finos e grossos: areias e pedras de diferentes tamanhos
  • Cimento: às vezes funciona como «cola» dos diferentes materiais
  • Água: é o veículo que permite misturar e aderir os diferentes componentes

O concreto estampado é um concreto que recebe diferentes padrões, cores e texturas para usar como pavimento, ou seja, pisos. Para que a estampa esteja fique gravada de maneira permanente sobre o piso, são utilizados moldes que são pressionados contra o concreto de dureza ainda média.

Para conseguir acabamentos de melhor aparência, também se utilizam pigmentos para dar coresvivas ao piso. Da mesma maneira é comum fazer um acabamento com resinas para ressaltar o brilho, a proteção e a facilidade de manutenção.

Como fazer Concreto Estampado passo a passo

Existem muitas empresas que se dedicam à execução do concreto estampado. De qualquer forma, se você tiver tempo, vontade e motivação para fazê-lo, aqui explicamos.

Este é um resumo do processo de execução do piso do Concreto Estampado:

  1. Limpe a área do terreno onde você fará o concreto estampado. Idealmente, o solo deve ser compactado convenientemente com um pilão manual.
  2. A espessura média de um piso de concreto estampado é de cerca de 10 cm. Consequentemente, você pode precisar cavar ou, inversamente, elevar o nível. Nesse caso, você precisará colocar réguas de madeira ou metal, que funcionam como guias para conter o concreto.
  3. No solo compactado, coloque uma película de plástico ou polietileno. Isso impedirá que a umidade do solo passe pelo concreto estampado, alterando sua cor e aparência.
  4. Prepare o concreto de acordo com a mistura de materiais que apresentamos anteriormente. É recomendável que você NÃO deixe com excesso de água. A consistência deve ser a de uma pasta que pode ser «moldada à mão». Se houver poças na superfície, isso será um sinal de que a água está sobrando.
  5. Espalhe o concreto no solo usando réguas como guias, que devem estar niveladas. Alise a superfície para obter uma aparência uniforme. É preferível que haja um esforço para espalhar o concreto. Isso compactará melhor a mistura e será um sinal de que a quantidade de água é a correta.
  6. Polvilhe (à mão) uma camada do pigmento no concreto, quando ele estiver quase endurecido. Aguarde de 1 a 2 horas para que o pigmento absorva e se torne parte do concreto.
  7. Usando uma espátula de metal, alise a superfície com o pigmento em pó até que seja integrado à mistura. Você deve fazer esse processo duas vezes.
  8. Agora o processo de estampagem. Quando o concreto estiver em um estado «plástico» (não seco), polvilhe algum produto desmoldante na superfície do concreto para ajudar a retirar a forma. Com a ajuda de formas de concreto impresso em neoprene (borracha), carimbe o chão com a textura que você escolheu. Você deve fazê-lo com cuidado, tentando exercer uma pressão uniforme, pisando nela ou com a ajuda de uma pilão de mão.
  9. Após aproximadamente três dias desse processo, corte as juntas de expansão com o auxílio de um disco de corte. Isso impedirá que o piso de concreto rache em locais que você não escolheu.
  10. Lave a superfície do concreto estampado com a ajuda de uma lavadora de alta pressão, afastando o jato cerca de 20 cm para evitar danificar a superfície.
  11. Quando o concreto secar, aplique a resina ou laca protetora com spray, pincel ou rolo. Você precisará renovar essa camada pelo menos uma vez por ano ou sempre que o piso estiver pesadamente sujo.

Neste vídeo, você verá como é fácil fazer seus próprios pavimentos de concreto.

 

Molde para Piso de Concreto Estampado

A estampagem em cimento é uma maneira prática e econômica de resolver os pavimentos de sua casa por conta própria. No mercado, há inúmeros desenhos de molde de piso de concreto estampado.

Eles geralmente são feitos de neoprene e, com os devidos cuidados, você pode reutilizá-los indefinidamente. Você não precisará ter tantos; bastam alguns moldes de cimento. Lembre-se de que, ao carimbar a superfície, você poderá removê-las e apoiá-las em outra área do concreto.

Aqui mostramos apenas alguns dos diversos modelos de moldes para estampagem de cimento, os mais utilizados e com o melhor preço. Esta é a oportunidade de mostrar suas habilidades e economizar um bom dinheiro.

Molde para suelo de hormigón o cemento | Plantilla de...
  • DISEÑO ORIGINAL: Dales un toque diferente a los exteriores de tu vivienda, parcela, finca o terreno con nuestro patrón para hormigón para...
  • REUTILIZABLE: Nuestra plantilla de pavimento se puede usar todas las veces que se necesite. Basta con tratarla de un modo adecuado, lavarla...
¡OFERTA! 44%
B Blesiya 2 Piezas Piedra de Pavimento Molde de Placa...
  • Material: plástico ABS
  • Color: como muestra la imagen

Chão de cimento queimado de camada única: Conclusão

Muitas vezes acontece que a conclusão dos pisos externos deve demorar, pois você atingiu o final do seu orçamento. A execução de uma camada de cimento liso dessa maneira permitirá que você tenha um piso barato e durável.

Além disso, você pode desfrutar de um piso bonito e de fácil manutenção. Espero que esteja como novo quando você tiver conseguido economizar para colocar o piso que você sonhou.

Às vezes, as coisas simples são as mais difíceis de colocar em prática. Como profissionais, às vezes nos apegamos ao hábito de repetir uma única maneira de fazer as coisas. Por força do hábito, afinal, paramos de perceber que tudo pode ser melhorado.

O piso de cimento queimado MONOCAPA é um exemplo de uma prática muito simples que merece ser levada em consideração. Isso permitirá que arquitetos e proprietários economizem muito dinheiro e muitas dores de cabeça.

Duas razões convincentes que justificam a tentativa de mudar.

Não deixe de visitar e se inscrever no meu canal do YouTube para ver outros vídeos. São SIMPLES e ÚTEIS, e ajudarão você a resolver os problemas de sua casa.

Anticipo BLACK FRIDAY en Amazon.es 31 Días 2 Horas 21 Minutos 32 Segundos para terminar
Ver Ofertas