Saltar al contenido
ArquitecturaSimple.com

Qual o melhor Isolamento Térmico para Telhado

isolamento termico para telhado

Você está prestes a descobrir o isolamento térmico para telhados doméstico mais eficaz e mais barato. Na verdade, será uma das fórmulas mais simples para passar um verão fresco e feliz… falando em temperatura, é claro.

Prometo lhe dizer como isolar termicamente o telhado com um método simples, barato e ecológico. Você também conhecerá TODOS os materiais de isolamento térmico para saber como isolar uma casa do calor SEM USAR ENERGIA!

Preste atenção nisso

Se eu lhe disser que você pode passar de um ambiente quente para outro com uma temperatura agradável:

  • De um dia para o outro
  • Sem nenhum trabalho especializado
  • Sem fazer reformas
  • Sem grandes investimentos
  • Sem ligar o ar condicionado ou usar qualquer tipo de energia!!

Você você vai aprender a fazer isolamento termico de sua casa PARA SEMPRE

Vamos começar com um detalhe que a maioria das pessoas NÃO SABE.

Qual é o Melhor Isolante Térmico para Telhado

Fique tranqüilo, não pretendo te vender nada. Além do mais, o segredo não é tão grande, nem é minha a invenção. Devo também confessar algo:

FICO SURPREENDIDO com o quão pouco é considerado como um recurso de isolamento térmico.

Chega de suspense: o melhor isolamento térmico para telhado (do ponto de vista ecológico) nada mais é do que:

PINTAR O TELHADO OU A LAJE DE BRANCO. Tenho certeza que você está hesitando, mas não vou perder seu tempo. Agora você vai conferir.

O telhado pode ser isolado do calor apenas com tinta branca?

Eu imagino sua confusão. Até agora, as pessoas sabiam que tinham que pintar os telhados para impermeabilizá-los em caso de um problema de umidade; e ainda é assim.

Acontece que poucos estão cientes dos benefícios colaterais de pintar os telhados ou lajes de branco. Entre eles, por exemplo, alcançar um isolamento térmico muito eficaz para resfriar a casa.

Como você verá, é incrível pensar que uma medida simples como essa pode gerar tantos benefícios, criando um teto isolante para a casa.

Eu vou provar para você. Mas para entender melhor, vamos revisar alguns conceitos.

Telhado de concreto «escuro»: ¿é isolante térmico?

A explicação é extremamente simples.

Do ponto de vista físico, as cores claras têm a propriedade de refletir o calor que as atinge pela radiação solar. Em troca, as cores escuras absorvem essa energia quase completamente.

E o telhado ou terraço de nossas casas?

Por causa da cor do material ou como resultado do envelhecimento, eles escurecem. Isto é uma realidade.

Uma vez que você entendeu isso, será mais fácil compreender que nossos tetos acabam se tornando «tetos térmicos». Deste ponto de vista, são acumuladores de todo o calor que os atinge do sol. O que acontece à noite? Eles acabam irradiando calor para o interior, como um piso radiante. Quem quer um piso radiante ligado no meio do verão?

Na idéia deste artigo, um telhado ou laje escura é a coisa mais distante do conceito de isolar o telhado do calor.

A isso, acrescentamos a circunstância agravante de que não haverá posição em relação ao sol que lhes garanta algumas horas de sombra, como aconteceria com qualquer parede. Pelo contrário, eles recebem o pior dos raios do sol direta e quase perpendicularmente.

Nessas condições de exposição, saber isolar o teto do calor será essencial para ter condições de conforto interior que possam ser chamadas de «dignas».

Fácil de descobrir.

Um recurso econômico para Isolamento térmico do Telhado e Lajes

¿Lajes e Telhados frescos para casas sem gastar tanto?

¿O que acontece quando eu os pinto de branco (com a mesma tinta que usamos como impermeabilizante)? O efeito é realmente benéfico.

Consegue que uma grande porcentagem da radiação solar seja refletida, o que contribui para diminuir a temperatura interior entre 5 e 10 graus Celsius.

Pintar os telhados ou lajes em branco gera economia de 20% a 70% na energia necessária para resfriar o meio ambiente

É assim que um método de isolamento térmico para telhados de concreto acaba sendo uma maneira prática de resfriar a casa ecologicamente.

¿Você pode se perguntar: o que significa 5ºC na sensação de conforto?

Para entender melhor: uma temperatura interior de, por exemplo, 31ºC é sinônimo de um ambiente inabitável. Hoje é um daqueles dias?

Pintar a laje ou telhado de branco pode fazer com que essa temperatura caia para 26ºC. Isso significa que o que antes era insuportável agora será absolutamente confortável.

¿Existem Tintas isolantes térmicas para Coberturas?

Não especialmente. A mesma tinta de impermeabilização usada para proteger o teto da umidade (em branco) será adequada.

¿E se fosse possível fazer essa mudança?

Vamos lembrar de uma coisa: não estamos falando de nenhum isolamento térmico que envolva ligar um dispositivo que consome energia elétrica. Nesse ponto, se encontra a porcentagem de economia que eu estava falando.

Qual é a temperatura hoje em sua casa? Você pode facilmente fazer suas medições com seu próprio termômetro digital; é econômico e prático. Você ficará surpreso ao verificar ANTES E DEPOIS após cada mudança que você fizer.

Termômetro Higrometro digital
Termômetro Higrometro digital

Virtudes da cor branca como Isolamento Térmico para Telhados

Vamos verificar o isolante térmico para telhados com um experimento doméstico.

Dois objetos expostos aos raios do sol; mesmo material (alumínio); mesmo tamanho; mesmo lugar; mesmo tempo. A única diferença óbvia é a cor: uma branca e uma preta.

Não vai demorar muito para o sol do verão fazer sua «mágica». Em breve você verá a cor preta se transformar em uma brasa quente: 8,6ºC a mais apenas por causa da diferença de cor !!

Vamos levar esse fato simples em consideração: essa diferença de temperatura SOMENTE PARA UMA MUDANÇA DE COR!

A aplicação prática dessa idéia é uma solução simples e barata para isolar o teto do calor. Se você ainda está se perguntando por que pintar os tetos de branco, espero que tenha encontrado a resposta.

isolante termico para telhado
Temperatura de um perfil de alumínio branco exposto ao sol: 43,7ºC
isolante termico para telhado
Temperatura de um perfil de alumínio preto exposto ao sol: 52,3ºC. Somente devido à diferença de cor: 8.6ºC+!!

Telhados ou Lajes escuras e seus efeitos como telhado termico

No caso de alguém pensar em argumentar que «ninguém pinta o telhado de preto». Duas coisas a dizer:

➤ ¿Os telhados impermeabilizados com tinta asfáltica? Até onde sei, essas pinturas são pretas.

manta termica para telhado externo
A impermeabilização com tinta asfáltica transforma os telhados em «pisos radiantes»

 

➤ O exemplo é um caso extremo que visa destacar as diferenças. Um telhado sem manutenção de impermeabilização se transforma em «cinza escuro» e os efeitos da absorção de calor são muito semelhantes.

Eu antecipo outra abordagem!

Eu imagino muitos perguntando se isso não é contraproducente em relação ao isolamento térmico do telhado no inverno.

Os telhados e lajes pintados de branco mantêm as casas frescas durante o verão refratando parte do calor. Mas isso quase não tem influência nos custos de aquecimento durante o inverno.

Esse fenômeno geralmente se deve ao fato de o sol ser menos intenso durante a estação fria. Por esse motivo, NÃO é importante como fonte de calor para aquecer a casa.

Efeitos colaterais da tinta branca como isolante térmico para telhados

Pintar os tetos de branco não será apenas um método barato de isolamento térmico, mas também terá seus efeitos colaterais igualmente benéficos.

Por exemplo, os materiais que compõem o telhado, aquecendo menos, também se expandirão menos. E isso, deixe-me dizer, é MUITO IMPORTANTE.

Este simples fato envolverá menos movimento da cobertura. O que significa isto?

Se a cobertura não se mover, NÃO pressionará as paredes que a contêm. Como conseqüência, haverá menos possibilidade de gerar rachaduras e, portanto, também de entrada de umidade.

Essa circunstância multiplica os benefícios da tinta branca e permite afirmar que, do ponto de vista econômico:

Pintar o telhado de branco é o melhor isolamento térmico para coberturas

Outro efeito benéfico do isolamento térmico telhado pode ser visto colocando pisos claros na laje. Do mesmo jeito que a tinta branca, eles conseguem rejeitar grande parte da radiação solar, sem elevar a temperatura.

Isso não só consegue esfriar o ambiente que eles cobrem, mas também permite que se ande pelo piso com os pés descalços, mesmo ao meio-dia de verão. Seria difícil tentar isso em outro piso de cor escura.

É verdade que ninguém pinta ou coloca um piso da cor muito claro para poder andar descalço. O exemplo é realmente uma maneira gráfica de entender o fenômeno. Em outras palavras, como o telhado deixa de se transformar em um piso radiante em chamas no meio do verão.

Benefícios ecológicos dos telhados brancos

Certamente para muitos a ecologia será a razão menos importante para pintar os telhados ou lajes de branco. Isso não significa que não seja relevante.

Para quem se preocupa com o meio ambiente, um fato que nunca deixa de surpreender:

Poderíamos fazer as emissões de 300 milhões de carros, que causam o efeito estufa, desaparecerem sem tocar em um único carro!!

Se 80% dos telhados das áreas urbanas em climas tropicais e temperados fossem pintados de branco, 24 bilhões de toneladas de emissões de dióxido de carbono poderiam ser eliminadas. Isso equivale a 300 milhões de carros ou 500 usinas de carvão de tamanho médio.

isolamento termico telhado
Pintar os tetos de branco é o melhor isolamento térmico em casa e também traz benefícios ecológicos

Existem MILHÕES de metros quadrados de tetos escuros em todo o mundo e a tinta branca ainda é muito barata.

Todos sabemos para onde passam os interesses neste mundo. Esperar o desenvolvimento em escala da energia solar para carros pode levar anos. Enquanto isso, essa iniciativa de telhados e lajes com cores claras pode crescer rapidamente e sem a necessidade de nova infraestrutura.

O efeito «Ilha de Calor» da Manta Térmica para Telhado

O efeito de isolamento térmico dos tetos brancos já foi estudado em todo o mundo. É conhecido como «ilha de calor». É responsável pelo fato de ser sempre mais quente nas cidades do que nas áreas suburbanas.

E se os telhados fossem pintados de branco como estratégia global?: Reduziriam drasticamente os efeitos do aquecimento global.

Felizmente, muitas cidades estão aplicando essas medidas como uma maneira de ajudar a melhorar o meio ambiente. Imagino (só porque gosto de imaginar) que os governos colocam a medida em prática em edifícios públicos. Como primeira conseqüência, permitiria economizar custos de energia. Por outro lado, teria um efeito exemplar que poderia contagiar o resto da comunidade.

Mas como o urgente é SEMPRE mais importante …, acho que por enquanto terei que continuar imaginando.

¿E o que acontece em regiões frias?

Deve-se reconhecer que o efeito do isolamento térmico é muito mais eficaz em áreas com temperaturas tropicais. Aqui a incidência do sol é mais direta e se sofre mais calor.

Diferente do que acontece em lugares onde o frio prevalece, por exemplo, no norte da Europa. Nesses locais, o efeito inverso é usado; portanto, os tetos são pintados em preto ou escuro.

Vantagens econômicas da pintura de telhados em branco

A equação fecha:

  1. Por um lado, o custo mínimo de algumas latas de tinta
  2. Por outro lado, a possibilidade de fazer você mesmo (custo zero)

Pintar de branco para aproveitar seu efeito de isolamento térmico em telhados contribui para melhorar a eficiência energética de nossas casas. Também nos permite desfrutar de um verão melhor e, assim, melhorar nossa qualidade de vida.

Se você já está determinado a fazê-lo por conta própria, leve essas informações em consideração. A tinta não apenas o protegerá dos efeitos da radiação solar, mas também servirá para isolar seu teto (e interiores) dos efeitos da umidade. Devido às fibras que a tinta incorpora, tornará sua laje transitável. Dois benefícios para um pouco do seu tempo.

Se você está disposto a colocar a mão na massa, essa é sua chance de economizar um bom dinheiro.

Tinta branca: um dos melhores isolantes térmicos para telhados domésticos

Não espere experimentar umidade para pintar o telhado ou laje de branco.

Você não apenas evitará vazamentos no telhado, mas também o isolará termicamente. Você encontrou a maneira mais barata de deixar a casa mais fresca.

¿Nem você precisará ser um especialista? Existem dezenas de vídeos na internet que explicam como isolar o teto do calor pintando-o de branco. E se você não tiver tempo ou vontade de fazê-lo, sempre haverá um pintor conhecido para chamar.

¿Como diminuir o calor do telhado?

Pintar os telhados de branco não será apenas a possibilidade de obter um isolamento térmico barato. Também será uma maneira de ser amigável com o meio ambiente. Equação redonda:

Tinta branca = Melhor e mais eficiente isolamento do teto

manta branca isolante impermeable
Manta branca isolante

Materiais de isolamento térmico para telhados

Como isolar uma casa do calor com outros materiais começando com o exterior do telhado? Vamos lembrar que é a parte mais exposta à radiação solar.

É evidente que a pretensão de isolar os telhados do calor não termina com o uso de tinta branca. Pode ser a maneira mais econômica e ecológica de obter um bom isolamento térmico, mas para torná-lo mais eficaz, você precisará de outras estratégias.

Existem outros materiais para o isolamento termico detalhados disponíveis no mercado. Eles dão resultados muito bons em proteger a casa do frio e do calor.

Esta é uma visão geral das diferentes alternativas em materiais e produtos que você pode encontrar para isolar uma casa do calor.

¿O que é isolante termico?

Antes de ir para a lista de materiais de isolamento térmico para construção, vamos fazer alguns esclarecimentos que ajudarão você a entender do que estamos falando.

Na arquitetura, chamamos isolante térmico um material com alta resistência térmica. Um material de isolamento térmico tem a capacidade de se tornar uma barreira para a passagem de calor entre dois meios. Em palavras simples: para melhorar o isolamento térmico da sua casa.

A diferença de temperatura entre o exterior e o interior da casa tende a ser naturalmente nivelada por uma transferência de calor.

Se NÃO tiver algum isolante entre o ambiente exterior e interior, os ambientes internos atingiriam rapidamente a temperatura externa. É exatamente isso que um material isolante térmico tenta evitar, ou pelo menos «atrasar».

¿Todos os materiais são isolantes térmicos?

¿Quais materiais são isolantes térmicos?

Em linhas gerais, todos os materiais oferecem uma barreira à passagem de calor, ou seja, são isolantes térmicos para telhados. A diferença é que os produtos que usamos como isolamento térmico na construção têm um comportamento muito melhor. Em espessuras pequenas, eles têm uma resistência à passagem de calor maior que outros materiais.

A característica comum dos materiais de isolamento de telhado mais amplamente utilizados é que quase todos usam o AR como isolamento térmico. É simples assim.

O ar é um material barato com uma condutividade térmica muito baixa

Por esse motivo, materiais porosos ou fibrosos são usados como isolamento térmico telhado. Eles são capazes de imobilizar o ar seco e confiná-lo dentro de células mais ou menos estanques.

Depois de entender esses simples conceitos, vamos ver exemplos de materiais de isolamento térmico mais usados.

Tipos de Isolamento Térmico para telhados

É extremamente tentador saber que podemos «refrigerar» nossa casa sem gastar dinheiro em energia. Isso é o que na arquitetura chamamos de «Condicionamento Térmico Passivo», e está aí para ser posto em prática. VAMOS LÁ para ver se você conhece alguns desses recursos.

Materiais isolantes térmico para telhados, exemplos:

  • Espuma de polietileno
  • Lã de vidro ou fibra de vidro
  • Isopor ou poliestireno expandido
  • Espuma de poliuretano ou poliuretano expandida

Espuma de polietileno expandido

A espuma de polietileno (ou foam de polietileno) é um material conhecido por suas aplicações de embalagem. Graças às suas propriedades de amortecimento, também é usado na construção como um material isolante para telhado.

É fabricado a partir da extrusão de polietileno, que é espumado por meio de um gás injetado durante o processo. Basicamente, é composto de um conjunto de células fechadas que contêm ar no interior. Como mencionei, o ar, barato, é usado como isolante térmico para telhados.

É também conhecida como uma membrana isolante que vai sob telha ou sob telhado de zinco. É por isso que se chama forro de isolamento térmico para telhados de chapa metalica. Isto é devido ao tipo de colocação que é dada na estrutura do telhado.

Geralmente é comercializado na forma de rolos. Eles têm 1,10m de largura e a partir de 2mm de espessura, mas é acima de 5 ou até 10mm que são usados para isolamento térmico. Nessas condições, um filme aluminizado ou, melhor ainda, uma folha de alumínio é incorporado em uma de suas faces.

Como diminuir o calor do telhado de zinco com espuma de polietileno

Dentro dos materiais de isolamento térmico, a espuma de polietileno requer certas precauções de instalação para garantir um bom funcionamento.

¿Como colocar isolamento térmico no telhado de chapa metálica?

É muito importante COLOCAR A CAMADA ALUMINIZADA PARA CIMA. Ao isolamento das bolhas de ar, é adicionado o efeito do alumínio para refletir o calor que passa através do telhado de metal. O alumínio é responsável por refletir grande parte do calor recebido. A espuma de polietileno isolará o restante do calor por efeito de massa.

Você também pode usar os rolos de espuma de polietileno no forro, mas aí funcionaria apenas como isolamento térmico. Portanto, minha recomendação é usá-los diretamente sob telhas ou telhado de metal (se possível interpondo uma câmara de ar). Lá, eles realmente funcionam como isolantes térmicos eficazes.

Os fabricantes afirmam ter a mesma vida útil do telhado. Para isso, é conveniente proteger a espuma de polietileno da exposição direta a intempérie e aos raios ultravioleta (UV). Diretamente sob o telhado não são necessárias outras precauções.

Seu poder de isolamento térmico para telhados não é como o de outros materiais. Além disso, devido à sua relação custo-benefício, é um dos materiais de cobertura isolante mais amplamente utilizados no mercado.

espuma de polietileno

Lã de vidro: O que e lã de rocha e como são usadas para isolar telhados

É um dos materiais isolantes térmicos mais conhecidos e nem sempre é bem utilizado

A manta lã de vidro é uma fibra mineral feita de filamentos de vidro unidos a um aglutinante. O ar preso entre as fibras aumenta sua resistência à passagem de calor, transformando-as em um excelente isolante térmico e acústico.

No seu uso no isolamento térmico de casas, é comercializado na forma de bobinas de cerca de 1,20m de largura e espessuras variam entre 38, 50, 80 e 100mm.

isolante termico telhado
Manta lã de vidro

A lã de roca que eu mais recomendaria para melhorar o isolamento térmico de telhados é aquela que incorpora uma folha ou foil de alumínio. É mais fácil de manusear e ao mesmo tempo atua como uma barreira contra vapor.

¿O que é a barreira do vapor?

A barreira de vapor funciona impedindo a passagem de vapor de ambientes internos (cozinha, banheiro, etc.). Esse vapor sobe em direção às camadas mais frias do teto. Localizado no lugar certo, o funciona impedindo a condensação de vapor em áreas frias.

É 100% à prova de fogo, reciclável, leve, flexível e fácil de cortar. A lã de roca é especialmente adequada para isolar telhados de chapa metálica. Também é usado para colocar em cima de tetos em ambientes internos.

lã de vidro
Isolamento térmico de lã de vidro no telhado

O uso desse tipo de isolamento térmico para telhados é debatido como alternativa ecológica. Para ser honesto e claro, vamos escrever alguns dados.

Impacto ecológico do uso de certos isoladores térmicos para telhados

O uso deste material tornou-se popular quando o se descobriu que o amianto, usado para isolamento térmico, causa câncer. Embora o manuseio de lã de vidro  exija certos cuidados, a OMS a classificou como um produto não-tóxico e não-cancerígeno.

Embora possa ser óbvio, é necessário destacar algo importante. Como todos os materiais de isolamento térmico, reduz o consumo de energia da casa, mantendo a temperatura de forma mais eficiente. Desta forma, impede-nos de utilizar os aparelhos de ar condicionado ou de aquecimento.

Dentro deste tipo de isolamento térmico também há a lã mineral. Juntamente com a lã de vidro, eles pertencem a materiais feitos de fibras muito finas e alongadas. No caso da lã mineral, feita de rochas ígneas (vulcânicas).

Como sua similar (lã de vidro), é comercializada na forma de rolos com fibras reticuladas. Nesse caso, vale ressaltar que a lã de vidro tem um comportamento melhor, tanto como isolante acústico quanto térmico.

Por esse motivo, recomendo a lã de vidro como material isolante térmico sobre outras fibras minerais.

Placas EPS ou poliestireno expandido: O isolante térmico telhado mais conhecido

Embora o nome do produto seja poliestireno expandido, em diferentes países é conhecido por nomes diferentes. Telgopor (tergopol), EPS, Unicel, Plastofor, Estereofon, Aislapol, Poliexpan, Corchopan, Tecnopor, Icopor, Plumafon, etc.

Juntamente com o isolamento de fibra de vidro, o poliestireno (ou placas EPS) é um dos materiais de isolamento térmico mais conhecidos para tetos e telhados. Seu uso não se restringe apenas a telhados, mas também funciona como isolamento térmico para paredes externas.

Basicamente, é um material plástico celular derivado do petróleo, com uma consistência esponjosa. Por possuir quase 98% de ar, é amplamente utilizado na construção como isolamento térmico e acústico. Geralmente é comercializado em placas com espessura de 1 cm ou mais.

poliestireno expandido
Poliestireno expandido o EPS: Isolante para telhado

¿O que é EPS?

Como material derivado de um recurso não renovável (petróleo), foi discutido do ponto de vista de sua fabricação. Se questiona os clorofluorcarbonetos (CFCs) que são emitidos para a atmosfera no processo. Deve-se notar que os atuais sistemas de fabricação minimizaram seu impacto na poluição da camada de ozônio.

Desde a sua fabricação, claramente não é um produto que poderíamos chamar de «ecológico». Mas também deve ser reconhecido que é um isolamento para telhado que não agride o meio ambiente ou a saúde humana. É 100% reciclável e pode ser incinerado com segurança.

O poliestireno expandido é amplamente utilizado na construção para isolamento térmico de pisos, paredes, telhados e tetos. Mas uma de suas variedades, poliestireno extrudado (XPS), é a que oferece melhores benefícios.

O poliestireno extrudado (XPS) é um material de isolamento térmico capaz de se molhar sem perder suas propriedades. Não apodrece, possui uma resistência mecânica muito boa e é muito durável.

São precisamente essas propriedades que permitiram o surgimento de um novo recurso de construção. Com excelentes resultados para o isolamento térmico de
lajes, um dos sistemas que funciona melhor é o telhado invertido ou sistema invertido.

¿Que é o “sistema invertido” para Lajes?

Neste tipo de telhado, as placas de poliestireno extrudado (isolamento térmico) são colocadas sobre a impermeabilização da laje. Uma camada de pedra ou pedregulho está espalhada sobre ele, cobrindo o XPS e protegendo-o do arrasto do vento.

Esse arranjo coloca o isolamento térmico onde deveria estar e funciona melhor (acima do restante das camadas). Também prolonga a vida útil da laje, pois o impermeabilizante não sofre exposição a intempéries. Também protege a laje de mudanças bruscas de temperatura que eventualmente podem o deteriorar.

Deste ponto de vista da localização do isolamento, o sistema invertido é o melhor isolamento térmico para lajes.

Há um benefício adicional colocando o isolamento térmico que protege os diferentes componentes do teto. Por não serem expostos à radiação solar direta, evitam-se movimentos bruscos de expansão e contração da laje.

Não vamos esquecer: movimentos = rachaduras = umidade = (despesas e dor de cabeça)

O gráfico a seguir é um exemplo de como colocar isolamento térmico em uma laje

Telhado invertido
Telhado invertido (sistema invertido): excelente isolamento térmico para lajes

Poliuretano Expandido: Seu Uso em Isolamento Térmico

Se você está se perguntando qual é o melhor isolamento térmico para telhados de chapa, este é o material mais eficaz.

A espuma de poliuretano ou poliuretano expandido é um polímero amplamente utilizado em muitas indústrias. Fornece excelente isolamento térmico para telhados e paredes. Na construção, é o produto com maior poder isolante para o telhado conhecido.

Nos canteiros de obras, e especificamente como isolamento térmico para telhados, é usado como spray «in situ». Também ajuda a evitar a infiltração de umidade (isolamento à prova d’água) em telhados novos e existentes.

isolante termico
Spray de espuma de poliuretano como isolamento de telhado de chapa metálica

Adere a qualquer superfície, sem a necessidade de colas ou sistemas de fixação. Seca instantaneamente e sela toda a superfície tornando-a impermeável. Deste ponto de vista, cumpre uma função muito importante.

Sua colocação é muito comum em tetos de chapa metálica. Sua excelente aderência confere ao telhado grande rigidez estrutural, mesmo em superfícies que não estão em muito boas condições. Dessa forma, eles reduzem bastante as expansões e contrações de um metal (chapa de metal), prolongando sua vida útil.

Podemos compará-lo com outros materiais de isolamento térmico para telhados (poliestireno expandido, lã mineral, cortiça, fibra de vidro, etc.). Com espessuras mais baixas, possui um coeficiente de transmissão de temperatura muito menor. Isso nos permite afirmar que o poliuretano expandido é o melhor isolante térmico, dentre os materiais utilizados para esse fim.

Como usar Espuma Expansiva como telhado térmico

Embora também seja utilizado como isolamento térmico para paredes, seu uso mais recomendado é no isolamento de telhados de chapa metálica. Pode ser colocado em ambas faces da chapa de metal (acima e embaixo); mas com algumas recomendações.

Aqui estão algumas das maneiras de aplicação de espuma de poliuretano no telhado:

➤ Aplicado como spray sob o teto de chapa, ele consegue isolar o teto continuamente (sem juntas). Evita o gotejamento de umidade devido à condensação e não requer manutenção subsequente. Se você está se perguntando qual é o melhor isolamento térmico para telhados de chapa, a resposta é essa.

Aplicado como spray, o poliuretano é a resposta mais eficaz para isolar um metal (chapa de metal) dos efeitos do calor.

➤ Quando o poliuretano expandido é aplicado sobre a superficie exterior da chapa de metal, você precisará de um jeito ou de outro dar cobertura com alguma tinta impermeável. Isso é usado para protegê-lo da exposição direta aos raios ultravioleta do sol.

Efeitos do sol no poliuretano expandido

O não cumprimento desta precaução, em pouco tempo, acabaria degradando-o. Tanto que chega ao ponto de se transformar em um material que se dissolve na forma de poeira entre os dedos. Eu o verifiquei pessoalmente, por isso insisto na recomendação.

Para uso em telhados de laje ou sob telhados de chapa metálica ou de telha, também está disponível em painéis rígidos leves. Eles vêm com acabamento em folha de alumínio, em um conjunto com excelente comportamento de isolamento térmico.

De acordo com os regulamentos atuais nos EUA e na Europa, a espuma de poliuretano pode ser considerada um material auto-extinguível. É resistente ao ataque de ácidos e solventes, além de roedores e insetos. Embora exija muito cuidado para sua aplicação, uma vez concluída, não é tóxica ou infecciosa.

Isolantes Térmicos para Telhados: Conclusões gerais

Neste artigo, eu disse a você como isolar um telhado do calor por duas lógicas diferentes.

  1. Abordagem ecológica e econômica. Pintar os telhados ou lajes de branco será uma maneira rápida, simples e eficiente de isolar sua casa do calor. A economia será maior se você considerar que pode fazê-lo por conta própria. Caso contrário: sempre haverá um amigo pintor.
  2. Abordagem construtiva (e tradicional, se você quiser). Você foi capaz de verificar todos os materiais de isolamento térmico mais usados para telhados.

Eu não acho que um seja melhor que o outro. Pelo contrário, são complementares e todos contribuirão para melhorar a habitabilidade da sua casa. Também não é conveniente falar sobre materiais de isolamento ecológicos e não ecológicos.

Alguns deles exigem processos de fabricação mais complexos. Da mesma forma, nenhum gera um impacto negativo direto no meio ambiente. Pelo menos, não é maior do que muitos outros produtos de consumo do dia a dia, que geralmente não sabemos.

Vamos considerar que cerca de 25% do calor da casa é perdido e ganho através do telhado. Você entenderá que qualquer uma das técnicas e materiais isolantes que discutimos será benéfica. Uma contribuição para reduzir o gasto de energia para condicionar a temperatura da sua casa.

Melhorar o isolamento térmico da sua casa sempre será uma maneira direta e com garantia de selar um pacto com a ecologia. SEMPRE será uma ação que acaba beneficiando todos nós.

Neste vídeo, você pode ver como proteger sua casa do calor, sem ligar nenhum equipamento de refrigeração!

Não deixe de visitar e se inscrever no meu canal do You Tube para ver outros vídeos. São SIMPLES e ÚTEIS, e ajudarão você a resolver os problemas em sua casa.

Só mais uma coisa !!: Nos ajudaria muito se você compartilhasse este artigo.

Tweets e Likes fazem o Google levar esse conteúdo em consideração e classificá-lo melhor.

Você pode nos ajudar?ヅ Muito obrigado antecipadamente !!!

Queremos que você resolva TODOS os problemas em sua casa, sem precisar consultar especialistas. Para descobrir cada vez que enviamos mais informações, convido você a dar um Like na minha página do Facebook (arquitectura simple).

Anticipo BLACK FRIDAY en Amazon.es 31 Días 3 Horas 7 Minutos 40 Segundos para terminar
Ver Ofertas