Saltar al contenido
ArquitecturaSimple.com

Como Tirar Umidade da Parede que vem do Solo

como tirar umidade da parede que vem do solo

Saber como tirar umidade da parede que vem do solo de forma efetiva e durável é o sonho de todo o proprietário… e de todo arquiteto também (não vamos negar).

Os problemas de infiltração do solo são muito normais nas casas, (não importa o quão antiga seja). Então, se você tem uns minutos, eu prometo te contar as 3 melhores soluções para parede com infiltração. Eu sou arquiteto, testei cada uma delas e conheço seus prós e contras.

Se você me acompanhar, vou te ajudar a fazer um investimento mais inteligente e seguro.

Efeitos Nocivos da Parede com Infiltração

As paredes numa casa são permeáveis para a umidade, falando claro: É absorvida. Por estar sobre o terreno, como você imagina, o tempo todo estão expostos a problemas. Se não tem uma barreira bloqueando a infiltração do solo, a casa e seus habitantes estão condenados a sofrer.

Por exemplo, a umidade por infiltração desde as fundações e do solo, pode estragar seriamente todas as paredes de uma casa.

¿Quem já não viveuuma coisa assim?

  • Tintas que ficam com bolhas e descascam;
  • Papéis de parede com umidade e parede descascando;
  • Pisos cerâmicos que saem de sua base;
  • Caixilhos de madeira podre;
  • Aberturas de metal com ferrugem;
  • Revestimento de pedra estragado;
  • Estuques e reboco que descascam do muro;
  • Odor persistente de fungos em toda a casa.

E este é apenas um pequeno resumo dos efeitos nocivos da umidade na parede.

Desumidificadores de ar: Aparelhos para Tirar Umidade

Antes de abordar este tópico, quero lhe contar um fato muito importante.

O problema da umidade que você tem na casa pode não vir da fundação. Você pode estar tendo umidade de condensação, em outras palavras, excesso de umidade no ambiente.

Nestes casos você pode utilizar um aparelho para extrair o vapor de água dos interiores dos ambientes, retornando ar seco neles. Estes aparelhos para tirar umidade por condensação são conhecidos com o nome de desumidificadores.

Em um período muito curto de tempo reduzem os níveis da umidade, de quase 100% para até 40 ou 50%. Sua eficácia não é igualada por nenhum outro dispositivo, sendo um investimento que retorna cada centavo em benefícios. Remove o mofo nas paredes, manchas, condensação nas janelas e o cheiro de mofo no ar. Estes são alguns dos aparelhos mais vendidos e utilizados para tirar a umidade.

Você quer saber o caminho mais rápido para tirar umidade em casa?: o desumidificador é o segredo. Poucos conhecem os benefícios REAIS destes aparelhos. Você gostaria de conhecer?

Não deixe de verificar os preços. É o melhor investimento que você pode fazer.

 

Causas que dão origem à umidade em casa

De fato, nem todos os problemas têm a ver com a umidade do solo (terreno). E se não, seguimos fazendo a lista:

  • Parede com umidade por condensação;
  • Vazamentos num tubo enterrado;
  • Umidade em calhas e drenos bloqueados;
  • Perda devido à tubulação de água com defeito;
  • Infiltração na parede, no teto, na fachada ou aberturas

¿O que é Infiltração por Capilaridade?

“Capilaridade”; parece complicado, mas você vera que não é tanto. Além disso, acaba sendo o fenômeno responsável de todos os problemas em sua casa que o preocupam hoje. Então, valerá a pena tentar entender do que estamos falando.

Para compreender o processo de como tirar umidade de parede, vamos começar respondendo:

Por que a umidade que vem do solo sobe na parede

A grande maioria das casas anteriores a década de 1950 está sujeita a esse tipo de umidade que vem do solo. A origem pode ser a falta de uma capa isolante que bloqueia a  infiltração na parede ou problemas próprios de antiguidade da casa.

Quando a casa está em contato direto com a terra, as paredes absorvem e bombeiam água do terreno. As paredes ficam impregnadas de água devido a sua grande absorção e, invariavelmente, problemas de umidade surgem na parede.

A umidade (água) passa através dos pequenos canais dentro das paredes, que têm o diâmetro de um fio de cabelo (daí o nome de capilares). Estes, por sua vez, se conectam com os poros (pequenas folgas) da estrutura interna dos materiais de construção.

Como parece que gostamos de falar complicado, isso se chama capilaridade. Quanto mais finos os capilares, mais água sobe pelas paredes.

umidade na parede
Efeito capilaridade do solo

Paredes feitas de materiais menos porosos também são afetadas: granito, pórfiro, calcário ou revestimento de pedra natural. Todas estão expostas aos problemas dos capilares ascendentes, porque a argamassa ou mistura que os une é, por sua vez, um condutor de umidade.

Mas aqui os problemas não terminam!!

Se a capilaridade fosse a única causa, o aumento da umidade na parede não excederia de 40 a 80 cm de altura. No entanto, ela costuma atingir de 1 a 1,50 m e pode até subir muito mais.

Por que a umidade na parede continua subindo?

Os revestimentos que costumamos colocar na superfície das paredes internas (para NÃO VER a umidade) impedem que ela saia de lá. Sem nenhuma barreira antiumidade, a água continua a subir até encontrar um ponto em que pode evaporar.

¿Qual é a diferença entre Infiltração na Parede e a Umidade Ascendente?

Muitas ou todas as paredes da casa podem estar molhadas por todo o comprimento e por toda a espessura. Este será o sintoma mais claro de que NÃO se trata de umidade de infiltração da água da chuva.

Sua uniformidade em toda a casa, bem como sua presença, mesmo em dias com bom tempo, serão sintomas inequívocos de problemas de infiltração na parede.

A umidade afeta principalmente a parte inferior das paredes, mais ou menos persistentemente. O sinal mais sugestivo, no entanto, é a presença de eflorescência.

Para entender: esses depósitos cristalinos esbranquiçados, que formam uma franja claramente visível, demonstram que a água é carregada com sais e, portanto, que provém do solo.

Como funciona a capilaridade em parede com umidade?

O processo de absorção de umidade funciona continuamente. A umidade carregada de sais minerais sobe do chão às paredes, até encontrar um setor em que possa evaporar. Ao fazer isso, os cristais de sais minerais se acumulam na superfície da parede. O fenômeno se torna a evidência mais conhecida de problemas de umidade nas paredes internas.

Esses sais são higroscópicos, ou seja, ansiosos pela água das paredes e pela umidade do ambiente. A secagem interna está atrasada (leva uma eternidade) e você nunca está em posição de pintar.

Ao solicitar um diagnóstico, o técnico deve inspecionar visualmente o exterior e o interior da casa. É importante que ele verifique o estado da parede, rebocos, argamassas e revestimentos. Além disso, ele deve analisar o ambiente natural (inclinação do terreno, orientação da casa, ventos predominantes, vegetação, etc.). O teor de umidade na parede e pisos também deve ser verificado com instrumentos adequados para esses fins.

Esta visão geral o ajudará a sugerir o tratamento contra umidade mais adequado para as paredes a ser aplicado em sua própria casa.

Apenas para você se lembrar: a umidade capilar se deve à combinação de vários fatores:

  • Paredes em contato com o chão;
  • Materiais de construção com capilares (pequenas ranhuras);
  • Presença de água no chão.

3 Soluções para descobrir Como tirar Infiltração da Parede

Já analisamos as causas da umidade na parede e suas manifestações mais comuns. Encontramos o diagnóstico correto com base nos sintomas … mas nos faltam as soluções.

¿Como tirar umidade de parede?

Vamos conhecer as 3 soluções eficazes para acabar PARA SEMPRE com os problemas de umidade na parede da casa.

Infiltração em paredes | Opção Nº1: Refazer Camadas Isolantes

Essa técnica é uma das mais conhecidas para reparar a umidade da fundação. É eficaz, mas apresenta uma série de complicações que vale a pena explicar.

É normalmente usada em casas antigas, que geralmente não possuem uma camada isolante, como barreira contra o avanço da umidade.

Qual é o método para refazer as camadas isolantes?

Como tirar umidade da parede com esta técnica? Vamos ver do que se trata. Basicamente, consiste em:

Cortar as parede com infiltração de um lado para o outro, acima do nível dos pisos ou rodapés, a uma altura de cerca de 15 cm do chão.

O tratamento inclui a substituição dessa área da parede por fileiras de tijolos colados com argamassa impermeável. Para complementar a barreira contra a umidade, uma manta de plástico ou asfáltica é colocada. Desse modo, é alcançada uma barreira hidráulica que atua como uma camada isolante, bloqueando o acesso da umidade.

O corte das paredes tem que ser alternado, em larguras de 50 a 60cm, para evitar afetar a estabilidade da parede com umidade tratada.

impermeabilizante de parede
Cortes alternados nas paredes para refazer a camada isolante
umidade na parede
Preenchimento de cortes de parede com alvenaria, barreira asfáltica e mistura impermeável

Prós e contras deste tratamento antiumidade

Vantagens:

  • É um sistema antiumidade altamente eficaz, pois permite tirar a umidade da parede ao controlar visualmente o trabalho.
  • Bem executado, é uma solução definitiva para a umidade devido à ação capilar.

Desvantagens:

  • É um tratamento destrutivo. O não cumprimento das precauções necessárias pode afetar a estrutura da casa.
  • Tem um custo alto (muito trabalho).
  • Muita sujeira é gerada.
  • É difícil implementar em paredes divisórias de propriedades que estejam úmidas. Pois é necessário o consentimento de ambos os proprietários (sabemos que não é fácil!)

Parede com umidade | Solução nº 2: Injeção de Resinas de Silicone

Vamos analisar um produto para tirar umidade da parede.

Parece um contrassenso, mas não o é: ¿Como tirar umidade de parede «injetando» outro líquido?

O tratamento com resinas consiste em injetar na parede um líquido de impermeabilização a base de silicone. No fundo das paredes afetadas, é formada uma barreira antiumidade que corta o acesso da água através dos capilares da parede em questão.

Você pode estar se perguntando como tirar umidade da parede quando os tijolos são ocos. Esta é uma grande limitação deste tratamento. Por isso:

Uma recomendação importante!!

Essa técnica deve ser evitada em parede com umidade construídos em tijolos cerâmicos ocos. Nesses casos, seria necessária uma quantidade enorme do produto para preencher os buracos no tijolo. Só será eficaz quando as paredes forem sólidas.

Para tirar a umidade da parede com este sistema, são feitas perfurações na parte inferior da parede afetada. Os furos terão um diâmetro de 13mm, em um ângulo de 45º, sendo feitos apenas em uma de suas faces. Neles, o produto é derramado até atingir a saturação da parede. O processo pode precisar ser repetido após pelo menos 48 a 72 horas.

Em contato com parede com infiltração, o produto polimeriza (endurece) formando uma barreira impermeável à prova d’água.

como tirar umidade da parede que vem do solo
Como tirar umidade de parede por injeção de silicone

Quanto tempo leva para secar as parede com infiltração após o tratamento?

O tempo de secagem das paredes com umidade dependerá de vários fatores:

  • A estação do ano em que o tratamento é realizado;
  • Temperatura ambiente e condições de umidade;
  • O teor de umidade na parede;
  • A possibilidade de usar métodos de secagem forçada (ventilação cruzada, aquecedores, etc.).
como impermeabilizar parede
Resumo tratamento anti-umidade por injeção de silicone

Opção nº 3: Eletro-osmose, a melhor solução para descobrir como tirar umidade de parede que vem do solo

Pode parecer estranho para você ler que veremos como tirar umidade da parede usando «ondas». Posso garantir que esse será um caso em que o «estranho» irá surpreendê-lo com seus resultados.

Sem dúvida, «eletro-osmose» não é um termo familiar. Embora o sistema esteja no mercado há muito tempo, sua difusão começou há alguns anos atrás. Isso foi conseguido com a capacidade de transformá-lo em um sistema antiumidade sem o uso de cabos condutores.

Sistema de eletro-osmose: O melhor impermeabilizante para parede interna

Em termos simples, o sistema de eletro-osmose consiste no uso de um pequeno dispositivo eletrônico (15x10x45c). Ele se conecta a uma tomada elétrica doméstica e a uma haste para aterramento.

O dispositivo emite ondas de frequência, que invertem a polaridade entre as paredes e o solo, alterando a direção de acesso da água.

Através desse sistema, não apenas a umidade na parede, mas também do piso, desce em direção ao solo. A SECAGEM é gradual e definitiva, conseguindo resolver definitivamente a umidade da fundação.

Se você deseja saber como tirar umidade da parede que vem do solo, esta é a sua solução ideal. É certamente a melhor maneira de saber como acabar com infiltração na parede interna.

Vantagens do sistema antiumidade “Eletro-osmose”

  • Não requer nenhum tipo de trabalho. Zero quebra, poeira ou sujeira
  • É compatível com qualquer tipo de construção e paredes com umidade
  • Não importa a idade da construção (paredes úmidas novas ou antigas)
  • Instalação simples e rápida. Em menos de meio dia de trabalho, ele é instalado e funcionando
  • Funciona a partir do momento em que é instalado e os resultados começam a ser vistos nas primeiras semanas
  • Não só remove a umidade na parede, mas também a umidade do chão
  • Baixo custo de manutenção. Consome apenas 8 watts (o que é uma lâmpada de baixo custo)
  • Sistema ecológico, inofensivo à saúde e baixo custo de manutenção.

Se você está se perguntando ¿qual o melhor impermeabilizante para parede?: é certamente este.

Assista ao vídeo a seguir para saber como tirar umidade da parede.

¿Como terminar com infiltração na parede que vem do solo?: Conclusões

A questão é: ¿Como acabar com umidade na parede? Vamos ver.

Os sistemas antiumidade explicados atuam só nas paredes que já tem umidade. Diferente é o caso de novas construções. É aconselhável tomar as precauções necessárias para construir corretamente, para que a umidade na parede não se torne um problema.

Para saber como tirar umidade de parede de maneira eficaz, você terá que realizar 2 ações fundamentais:

Fazer um diagnóstico técnico (pense em consultoria) para identificar a origem da umidade.
Com um diagnóstico correto, tomar as decisões apropriadas para resolver a umidade da parede, SEM COBRIR OU MASCARÁ-LAS.